Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27945
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de procedimentos para decomposição em celulose assistida por radiação micro-ondas com ácido diluído visando determinação de contaminantes inorgânicos por técnicas espectrométricas
Autor(es): Carvalho, Wellington Correia
Autor(es): Carvalho, Wellington Correia
Abstract: O objetivo deste trabalho foi propor um procedimento alternativo para a decomposição de amostras de celulose empregando ácido nítrico diluído em forno de micro-ondas com cavidade, para posterior determinação de Ca, Cu, Fe, Mg, Na e Si por ICP OES. Análises preliminares foram realizadas para avaliação da eficiência de digestão com 500 mg de amostra, ácido nítrico e peróxido de hidrogênio que, a partir destas, a utilização de 1 mL de peróxido de hidrogênio com ácido nítrico a 8,0 mol L -1 apresentaram resultados adequados como condições experimentais iniciais. Um planejamento fatorial completo foi realizado para avaliação do efeito da concentração de ácido nítrico e do tempo de espera na temperatura de 180°C na última etapa do programa de aquecimento do forno. A maior eficiência de digestão foi obtida com o tempo de 15 min e concentração de HNO3 de 4,0 mol L -1 . Não foi observado efeito de matriz para nenhum dos analitos avaliados. Os parâmetros de desempenho avaliados foram: sensibilidade, faixa linear de trabalho, exatidão, precisão, limites de detecção e quantificação de cada espécie. A exatidão foi avaliada comparando os valores de concentração dos analitos obtidos no procedimento proposto por radiação micro-ondas com o procedimento recomendado que utiliza a calcinação na decomposição da amostra, não apresentando diferenças significativas entre os resultados, quando aplicados os testes estatísticos F e t ao nível de confiança de 95 %.
Palavras-chave: Celulose
Radiação
Contaminantes inorgânicos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em química
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27945
Data do documento: 8-Nov-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGQUIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Wellington Correia(1).pdf934,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.