Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27930
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Abordagem curricular por competências: um olhar dos coordenadores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Bahia |
Otros títulos : | ReAC – Revista de Administração e Contabilidade |
Autor : | Silva, Antônio Carlos Ribeiro da Guimarães, Isac Pimentel Slomski, Vilma Geni Gomes, Sônia Maria da Silva |
metadata.dc.creator: | Silva, Antônio Carlos Ribeiro da Guimarães, Isac Pimentel Slomski, Vilma Geni Gomes, Sônia Maria da Silva |
Resumen : | Em função das mudanças ocorridas com o surgimento de novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis se faz necessário modificar as atuais práticas curriculares dos cursos, saindo de um currículo onde predomina o modelo transmissivo do ensino, para desenvolver um currículo em um modelo por construção do conhecimento. Assim sendo, é imprescindível que as atuais práticas sejam alteradas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e compreender as representações que os coordenadores dos cursos de ciências contábeis das IES baianas compreendem sobre as novas diretrizes dos cursos emanadas pelo Ministério da Educação para uma abordagem por competências e identificar o efeito que os aspectos legais estavam causando no processo ensino-aprendizagem. Para atingir tal objetivo desenvolve-se uma pesquisa descritiva, usando como técnica de coleta de dados a entrevista estrutura. Foram entrevistados 13 coordenadores de curso de Ciências Contábeis no Estado da Bahia. A pesquisa revelou que os cursos de Ciências Contábeis nas IES pesquisadas, ainda continuam com um currículo por objetivo, não desenvolvendo desta forma um currículo por competências como orientam as diretrizes curriculares. Entretanto, as entrevistas realizadas com os coordenadores sinalizam a possibilidade de inovação das práticas pedagógicas através de ações interdisciplinares, capazes de contribuir para mudanças de paradigma educacional, através de novos caminhos educativos, criando e recriando alternativas de aprendizagens. |
Palabras clave : | Contabilidade Competências Ensino Currículo |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | FAT Faculdade Anísio Teixeira |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27930 |
Fecha de publicación : | 2010 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABORDAGEM CURRICULAR POR COMPETÊNCIAS UM OLHAR DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA BAHIA.pdf | 189,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.