Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27930
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Abordagem curricular por competências: um olhar dos coordenadores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Bahia
Otros títulos : ReAC – Revista de Administração e Contabilidade
Autor : Silva, Antônio Carlos Ribeiro da
Guimarães, Isac Pimentel
Slomski, Vilma Geni
Gomes, Sônia Maria da Silva
metadata.dc.creator: Silva, Antônio Carlos Ribeiro da
Guimarães, Isac Pimentel
Slomski, Vilma Geni
Gomes, Sônia Maria da Silva
Resumen : Em função das mudanças ocorridas com o surgimento de novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis se faz necessário modificar as atuais práticas curriculares dos cursos, saindo de um currículo onde predomina o modelo transmissivo do ensino, para desenvolver um currículo em um modelo por construção do conhecimento. Assim sendo, é imprescindível que as atuais práticas sejam alteradas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e compreender as representações que os coordenadores dos cursos de ciências contábeis das IES baianas compreendem sobre as novas diretrizes dos cursos emanadas pelo Ministério da Educação para uma abordagem por competências e identificar o efeito que os aspectos legais estavam causando no processo ensino-aprendizagem. Para atingir tal objetivo desenvolve-se uma pesquisa descritiva, usando como técnica de coleta de dados a entrevista estrutura. Foram entrevistados 13 coordenadores de curso de Ciências Contábeis no Estado da Bahia. A pesquisa revelou que os cursos de Ciências Contábeis nas IES pesquisadas, ainda continuam com um currículo por objetivo, não desenvolvendo desta forma um currículo por competências como orientam as diretrizes curriculares. Entretanto, as entrevistas realizadas com os coordenadores sinalizam a possibilidade de inovação das práticas pedagógicas através de ações interdisciplinares, capazes de contribuir para mudanças de paradigma educacional, através de novos caminhos educativos, criando e recriando alternativas de aprendizagens.
Palabras clave : Contabilidade
Competências
Ensino
Currículo
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : FAT Faculdade Anísio Teixeira
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27930
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.