DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Ciências Contábeis >
Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis >
Artigos Publicados em Periódicos (PPGCONT) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27930

Title: Abordagem curricular por competências: um olhar dos coordenadores dos cursos de graduação em Ciências Contábeis da Bahia
Other Titles: ReAC – Revista de Administração e Contabilidade
Authors: Silva, Antônio Carlos Ribeiro da
Guimarães, Isac Pimentel
Slomski, Vilma Geni
Gomes, Sônia Maria da Silva
Keywords: Contabilidade;Competências;Ensino;Currículo
Issue Date: 2010
Publisher: FAT Faculdade Anísio Teixeira
Abstract: Em função das mudanças ocorridas com o surgimento de novas diretrizes curriculares para os cursos de Ciências Contábeis se faz necessário modificar as atuais práticas curriculares dos cursos, saindo de um currículo onde predomina o modelo transmissivo do ensino, para desenvolver um currículo em um modelo por construção do conhecimento. Assim sendo, é imprescindível que as atuais práticas sejam alteradas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar e compreender as representações que os coordenadores dos cursos de ciências contábeis das IES baianas compreendem sobre as novas diretrizes dos cursos emanadas pelo Ministério da Educação para uma abordagem por competências e identificar o efeito que os aspectos legais estavam causando no processo ensino-aprendizagem. Para atingir tal objetivo desenvolve-se uma pesquisa descritiva, usando como técnica de coleta de dados a entrevista estrutura. Foram entrevistados 13 coordenadores de curso de Ciências Contábeis no Estado da Bahia. A pesquisa revelou que os cursos de Ciências Contábeis nas IES pesquisadas, ainda continuam com um currículo por objetivo, não desenvolvendo desta forma um currículo por competências como orientam as diretrizes curriculares. Entretanto, as entrevistas realizadas com os coordenadores sinalizam a possibilidade de inovação das práticas pedagógicas através de ações interdisciplinares, capazes de contribuir para mudanças de paradigma educacional, através de novos caminhos educativos, criando e recriando alternativas de aprendizagens.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27930
ISSN: 2177-8426
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPGCONT)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ABORDAGEM CURRICULAR POR COMPETÊNCIAS UM OLHAR DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA BAHIA.pdf189.72 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA