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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cooperação organizacional no contexto de unidades administrativas da Fundação Oswaldo Cruz
Authors: Araújo, Gilberto Santiago
metadata.dc.creator: Araújo, Gilberto Santiago
Abstract: O presente estudo parte do princípio de que as pessoas e, por meio delas, as organizações precisam aprender para se estabelecer e se desenvolver no cumprimento de seus respectivos papéis na sociedade, mas, para que o aprendizado aconteça, há um pré-requisito fundamental que dá suporte à vida em si, um princípio que nos permite evoluir como espécie: a cooperação. Uma vez que se estabeleça um clima propício à cooperação, as organizações estarão mais aptas a cumprir sua missão institucional, absorvendo, utilizando, adaptando, criando e compartilhando conhecimentos num ciclo virtuoso de crescimento. Esta pesquisa exploratória e qualitativa busca avaliar, por meio de um estudo de caso único e tendo como objeto unidades administrativas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em que medida se encontra a disposição para a cooperação na organização, identificando, de modo complementar, quais seriam os fatores inibidores e estimulantes para o atingimento de níveis superiores quanto a essa disposição. Após a aplicação de formulários eletrônicos, foram realizadas análises por grupos e por dimensões. Entrevistas semiestruturadas com gestores de uma das unidades administrativas permitiram selecionar processos estratégicos e Zonas de Impacto da Cooperação. Os processos mais sensíveis das áreas de pesquisa e administrativa foram analisados. Por fim, recomendações de melhoria são sugeridas para cada dimensão proposta pelo modelo. As dimensões avaliadas como as mais críticas pelos respondentes foram Gestão de Pessoas e Gestão de Conflitos, condição que se repetiu em praticamente todos os cenários e grupos analisados. A dimensão Estratégia, por sua vez, foi classificada como alavancadora, vetor da cooperação, indicando oportunidades de intervenção
The present study assumes it is through people that organizations need to learn to establish and develop themselves in the fulfillment of their respective roles in society. However, for this learning to take place, there is a fundamental prerequisite that supports life itself, a principle that allows us to evolve as a species: cooperation. Once a suitable atmosphere for cooperation is established, organizations will be able to fulfill their institutional mission by absorbing, using, adapting, creating and sharing knowledge in a virtuous cycle of growth. This exploratory and qualitative research seeks to evaluate, through a single case study and having as object the administrative units of the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz), to what extent there is willingness to cooperate in the organization, identifying, in a complementary way, what would be the inhibitory and stimulating factors for achieving higher levels of this disposition. After the application of online questionnaires, analyses were carried out by groups and by dimensions. Also, semi-structured interviews with managers of one of the administrative units allowed the selection of strategic processes and Cooperation Impact Zones. The most sensitive processes in the areas of Research and Administration were analyzed. Finally, improvement recommendations are suggested for each dimension proposed by the model. The dimensions evaluated as the most critical ones by the respondents were People Management and Conflict Management, a condition that was repeated in practically all scenarios and groups analyzed. The Strategy dimension, in turn, was classified as a booster, a vector of cooperation, indicating opportunities for intervention.
Keywords: Cooperação organizacional
Aprendizagem organizacional
Fundação Oswaldo Cruz
Fiocruz. Unidades administrativas
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências sociais aplicada
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27908
Issue Date: 5-Nov-2018
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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