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Title: TANTAS VEZES FAVELA - A CONSTRUÇÃO FÍLMICA E A “VOZ” DA SUBALTERNIDADE NO CINEMA BRASILEIRO
Authors: OLIVEIRA, Cesar Fernando de
???metadata.dc.contributor.advisor???: OLIVEIRA, Marinyze Prates de
Keywords: Favela;Cinema Brasileiro;Subalternidade;Diferença;Gesto;Rasura
Issue Date: 26-Oct-2018
Abstract: Promove-se, aqui, um estudo crítico das construções fílmicas da subalternidade nos filmes Cinco vezes favela (1962), Ladrões de cinema (1977) e 5x Favela - agora por nós mesmos (2010), buscando entender como a narrativa incorpora a cultura, configura a história e é por ela configurada, no intuito de encontrar sintomas, gestos ou rasuras, que trabalham “contra” a subalternidade. Para tanto, utilizam-se três chaves metodológicas: a proposta relacional e microfísica, associada ao pensamento pós-estrutural; o hibridismo e o entre-lugar, derivados dos estudos pós-coloniais; e os avanços sobre o figural e a virada imagética, associados à filosofia do cinema. Os três operadores metodológicos possuem um ponto em comum: a questão da diferença introduzida por Nietzsche, com foco na crise da representação. Pesquisa de caráter multidisciplinar, conta com referenciais teórico-críticos vinculados ao pós-estruturalismo, à crítica pós-colonial e à filosofia do cinema propondo um trabalho constante de pensar (com) os filmes para realizar um exercício de crítica da cultura e da sociedade.
This dissertation makes a critical study of the cinematic constructions of subalternity in the films Cinco vezes favela (1962), Ladrões de cinema (1977) and 5x Favela - agora por nós mesmos (2010) seeking to understand how the narrative incorporates culture, configures history and is configured by it, in order to find symptoms, gestures or erasures, that work "against" subalternity. For that, three methodological keys are used: the relational and microphysical proposal, associated with post-structural thinking; hybridity and “in-beetwin”, derived from postcolonial studies; and the advances on the figural and the pictorial turn associated with the philosophy of cinema. The three methodological operators have one point in common, the question of difference introduced by Nietzsche, focusing on the crisis of representation. Research of multidisciplinary character, it covers theoretical-critical references linked to poststructuralism, postcolonial criticism and the philosophy of cinema, proposing a constant work of thinking (with) the films to perform a critical exercise of culture and society.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27839
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