DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) >
Dissertações de Mestrado (PROFLETRAS) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27773

Title: Leitura e escrita: práticas significativas para a vida
Authors: Silva, Shirlene Ferreira da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Assumpção, Simone Souza de
Keywords: Leitura;Escrita;Práticas sociais;Memórias
Issue Date: 22-Oct-2018
Abstract: O presente memorial tem a função de informar a todos que o lerem a minha trajetória como estudante e professora de Língua Portuguesa, bem como as implicações que essa formação teve sobre o modo como o processo de ensino e aprendizagem foi, durante muito tempo, concebido por mim e como a reflexão sobre essa experiência pôde ser aproveitada para respaldar a proposta de uma nova prática que foi construída durante o curso do Mestrado Profissional em Letras - Profletras. No capítulo 1, é apresentada a minha trajetória referente às experiências formativas desde a pré-escola até a formação acadêmica e suas implicações na construção de uma identidade profissional como professora de Língua Portuguesa. No capítulo 2, descreve-se a pesquisa qualitativa de cunho etnográfico desenvolvida, em 2014, com os alunos da turma do 5º ano A, da Escola Municipal Roberto Correia, localizada no bairro de Pau da Lima, na periferia da cidade do Salvador. Nessa escola busquei investigar, através da aplicação de um projeto de intervenção, de que modo é possível desenvolver, na sala de aula, atividades que promovam uma aprendizagem significativa do uso da leitura e da escrita como práticas que permitam a integração e interação da identidade do aluno com seu processo de aprendizagem da língua. Ainda neste capítulo, são apresentadas as orientações teóricas que embasaram a pesquisa: Kleiman (2005), Oliveira (2008), Rojo (2009), Soares (2002), Street (2010), Tfouni (2005) entre outras, além dos questionários aplicados e a descrição de algumas rodas de conversas realizadas com a turma que tiveram o intuito de identificar quais práticas de letramentos comuns à maioria poderiam ser tomadas como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades que envolvessem os alunos em práticas sociais de leitura e escrita que promovesse o resgate da sua história e da comunidade local. A partir dos resultados dos questionários aplicados e das rodas de conversas realizadas, apresento o projeto de intervenção, através do qual, propus para a turma o estudo do gênero memórias com o propósito de valorizar os saberes e conhecimentos de mundo trazidos pelos alunos para que eles se reconhecessem como agentes no processo de aprendizagem e ampliassem seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa. No capítulo 3, analiso a intervenção desenvolvida, seus percalços e êxitos. Nas considerações finais, concluo apresentando minhas reflexões a cerca das contribuições que a realização desse trabalho proporcionou ao meu processo de formação enquanto professora.
The memorial gift serves to inform everyone who read my career as a student and teacher of Portuguese, as well as the implications that such training had on how the process of teaching and learning was for a long time, conceived by me and as a reflection on that experience could be used to support the proposal for a new practice that was built during the course of the Professional Master of Arts - Profletras.In Chapter 1, it is shown my path referring to formative experiences from pre-school through academic training and its implications for the construction of a professional identity as a teacher of Portuguese. In Chapter 2, we describe the qualitative study of ethnographic developed in 2014 with the students of the class of 5th grade A, of the School Roberto Correia, located in Pau neighborhood of Lima, on the outskirts of Salvador. This school sought to investigate, through the application of an intervention project, how you can develop, in the classroom, activities that promote meaningful learning the use of reading and writing as practices that allow the integration and interaction of the identity of students with their language learning process. In this chapter, we present the theoretical orientations that supported the research: Kleiman (2005), Oliveira (2008), Rojo (2009), Soares (2002), Street (2010), Tfouni (2005) among others, in addition to the questionnaires and the description of some wheels conversations held with the class that had the intention to identify common literacies practices to the majority could be taken as a starting point for the development of activities involving students in social practices of reading and writing that promotes the rescue of its history and the local community. From the results of questionnaires and held talks wheels, present the intervention project through which I proposed to the class the study of gender memories in order to enhance the knowledge and world knowledge brought by the students so that they They are recognized as agents in the process of learning and broaden their knowledge of Portuguese. In Chapter 3, we analyze the developed intervention, their setbacks and successes. In the final considerations, I conclude presenting my reflections about the contributions that the realization of this work provided the process of my training as a teacher.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27773
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PROFLETRAS)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Memorial Shirlene 2013.pdf6 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA