Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27757
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Alice através do espelho ou Macunaíma em Campus Papagalli? mapeando rotas de ensino dos estudos organizacionais no Brasil
Authors: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.creator: Fischer, Tânia Maria Diederichs
Abstract: Este texto discute, essencialmente, a natureza e estrutura dos Estudos Organizacionais e suas representações como matéria de ensino, ao mesmo tempo recorte epistemológico e construção social. O campo dos Estudos Organizacionais (E.O.) é eixo estruturante dos cursos de graduação em administração, reflexivo da estabilidade e transformações paradigmáticas das disciplinas que contribuem para o campo. Como os Estudos Organizacionais estão representados por disciplinas nos cursos de graduação em Administração no Brasil, de que forma os atores institucionais e instâncias decisórias contribuíram para estas configurações, especialmente nos últimos 25 anos em que se fizeram sentir os efeitos de pós-graduação e da constituição de "comunidades de discurso" e de interesses, são questões que se tenta responder. Ilustra-se com o mapeamento curricular de um curso de graduação, representativo do universo de cursos. O campo dos Estudos Organizacionais deve responder aos desafios de construção de uma prática de ensino nacional, articulada, mas não dependente do pensar e agir exógenos. Conclui-se com propostas de afirmação identitária, do campo dos Estudos Organizacionais, como eixo curricular e matéria de ensino.
Keywords: Estudos organizacionais
Graduação em Administração
Administração no Brasil
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27757
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.