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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Avaliação dos instrumentos de planejamento e gestão estratégica na administração pública: um estudo da experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
Autor : Araújo Filho, Artidônio
metadata.dc.creator: Araújo Filho, Artidônio
Resumen : O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como os instrumentos de planejamento do IF SERTÃO-PE, estão sendo concebidos, implantados, monitorados e avaliados, no período de dezembro de 2008, até agosto de 2017, verificando o entendimento dos gestores e gerentes sobre a relevância/desempenho destes planos para a gestão institucional, educacional e administrativa de forma estratégica na instituição. Trata-se de um estudo de caso único, de caráter exploratório, que priorizou a abordagem descritiva, mediante o uso da técnica de revisão bibliográfica, coleta de dados em documentos oficiais e realização de entrevistas semiestruturada junto a gestores e gerentes da atual gestão. Com base na triangulação da revisão da abordagem teórica crítica – que teve como apoio os conceitos de planejamento e gestão estratégica à luz da teoria de administração política e ênfase na perspectiva da administração pública gerencial – e da análise documental – especialmente da concepção contida nos instrumentos do PDI, PPA, LDO, PPI, PDTI , PIQ e nas recomendações feitas pela CGU e TCU, foi possível extrair os aspectos mais relevantes que serviram para orientar a elaboração dos instrumentos de pesquisa qualitativa junto aos gestores. Merece destacar como um dos principais resultados deste trabalho, as contribuições trazidas pelos entrevistados que ajudaram a responder o problema de pesquisa revelado, mostrando que o IF SERTÃO-PE precisa adotar uma cultura inovadora e participativa na área de planejamento e gestão estratégica que possibilite a instituição avançar as determinações formais (legais), exigidas pela obrigatoriedade de elaboração dos planos institucionais citados anteriormente. Ficou evidenciado que o cumprimento dos critérios legais impostos pelo governo federal e cobrado permanentemente pelos órgãos de controle carece da implementação efetiva de instrumentos de acompanhamento e avaliação para que consigam contribuir, efetivamente, para atingir a missão, valores e visão de futuro da instituição. A título de conclusões é apresentado como contribuição da pesquisa para o IF SERTÃO-PE, que a atual gestão do instituto invista em ações de planejamento e gestão estratégica apoiada em gestores e gerentes preparados e motivando toda a comunidade a participar do processo de planejamento para, assim, garantir o atingimento da finalidade social e institucional, integrando as ações de curto e médio prazo à medidas de longo prazo, embasado em uma perspectiva de futuro comprometida, não apenas no cumprimento das metas físicas, mas garantindo a melhoria continuada da qualidade da gestão educacional, sob sua responsabilidade, gerando, desse modo, valor para a sociedade.
The main objective of this research was to evaluate how the planning instruments of the IF SERTÃO-PE are being conceived, implemented, monitored and evaluated, in the period of December 2008, until August 2017, verifying the understanding of managers about the relevance/performance of these plans for institutional, educational and administrative management in a strategic way in the institution. This is a unique exploratory case study that prioritized the descriptive approach, through the use of the bibliographic review technique, data collection using official documents and semi-structured interviews with managers of the current management. Based on the triangulation of the review of the critical theoretical approach - which was supported by the concepts of strategic planning and management based on the theory of political administration and emphasis on the perspective of the managerial public administration - and the documentary analysis - especially of the conception contained in the instruments of the PDI, PPA, LDO, PPI, PDTI, PIQ and in the recommendations made by the CGU and TCU, it was possible to extract the most relevant aspects that served to guide the development of the qualitative research tools with the managers. It is worth highlighting as one of the main results of this dissertation the contributions brought by the interviewees who helped to answer the revealed research problem, showing that IF SERTÃO-PE needs to adopt an innovative and participative culture in the area of strategic planning and management that allows the institution to move forward the formal (legal) determinations, required by the obligation to elaborate the institutional plans mentioned before. It was evidenced that compliance with the legal criteria imposed by the federal government and charged permanently by the control institutes lacks the effective implementation of monitoring and evaluation instruments so that they can effectively contribute to achieving the institution's mission, values and vision. Finally, as conclusions, it is presented as a contribution of the research to IF SERTÃO-PE, that the current management of the institute must invest in strategic planning and management actions supported by managers prepared and motivating the entire community to participate in the planning process for, thus ensuring the achievement of social and institutional goals, integrating short- and medium-term actions with long-term actions, based on a committed future perspective, not only in the fulfillment of the physical goals, but also ensuring the continuous improvement of the quality of management educational, under their responsibility, thus generating value for society.
Palabras clave : Planejamento estratégico
Gestão estratégica
Administração pública
Administração política
Plano de Desenvolvimento Institucional
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências sociais aplicada
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27610
Fecha de publicación : 3-oct-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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