Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27525
metadata.dc.type: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO AFETIVA E TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO EM CONTOS DE MILTON HATOUM
Authors: Nascimento, Evelin Balbino do
metadata.dc.creator: Nascimento, Evelin Balbino do
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar alguns contos que integram o livro A cidade Ilhada, de Milton Hatoum (2009), com o intuito de perceber, no tratamento dedicado a Lavo, narrador-personagem dos contos em questão, uma trajetória de formação problemática. Lavo, narrador-personagem do romance Cinzas do Norte (2005), retorna às linhas de Milton Hatoum em seu livro de contos, tendo agora trechos de sua intimidade expostos. O trabalho se volta para Os anos de formação de Wilhelm Meister, de Goethe, para comentar aspectos deste molde narrativo inscritos nas linhas de Milton Hatoum. As primeiras experiências emocionais de Lavo legaram-lhe um modelo problemático de relações afetivas. Voltando para a cidade da infância, o narradorpersonagem busca reconstruir os eventos que talvez expliquem desacertos posteriores. Além disso, parte do texto volta suas lentes para a função dos professores no processo de formação dos indivíduos. Partindo da análise de A educação dos sentidos, de Peter Gay, o trabalho procura tecer uma leitura acerca de alguns aspectos da maturação emocional de Lavo e dos ritos iniciatórios que marcaram sua vida sexual.
This paper aims to analyze some stories that make up the book A cidade Ilhada, by Milton Hatoum (2009), in order to understand, in the treatment dedicated to Lavo, character-narrator of the tales in question, a course of a problematic maturation. Lavo, character-narrator of the novel Cinzas do Norte (2005), returns to Milton Hatoum’s lines in his book of short stories, now seeing portions of his intimacy exposed. The work turns to Os anos de formação de Wilhelm Meister, Goethe, to discuss aspects of his narrative mold inscribed in the lines of Milton Hatoum. Lavo’s first emotional experiences bequeathed to him a problematic model of relationships. Returning to his hometown, the narrator-character seeks to reconstruct the events that may explain later mistakes. In addition, some of the text turn their lenses to the role played by teachers in the educational process of individuals. Based on the analysis of A educação dos sentidos, by Peter Gay, the work intends to weave a reading about some aspects of Lavo’s emotional maturing and the initiatory rites of his sex life.
Keywords: Relações afetivas
Professores
Processo de formação
metadata.dc.subject.cnpq: Letras
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27525
Issue Date: 26-Sep-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGLITCULT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVELIN BALBINO 2013 -.pdf459,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.