Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27514
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ENSINO DE TROMPETE NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE SERGIPE: CONTEXTUALIZAÇÃO DAS NECESSIDADES, METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PEDAGÓGICO-MUSICAIS
Authors: Lisboa, Clistenes Andre Pinto
metadata.dc.creator: Lisboa, Clistenes Andre Pinto
Abstract: presente trabalho acadêmico como conclusão do mestrado em música, aborda aspectos relacionados ao processo de ensino aprendizagem de trompete no Conservatório de Música de Sergipe, sobretudo no que se refere ao uso das metodologias e ferramentas pedagógico-musicais. O trabalho estruturou-se em cinco momentos distintos: no primeiro abordamos a historicidade e avanço do instrumento trompete e, a história do Conservatório de Música de Sergipe (CMS); posteriormente faz-se uma contextualização histórica e contemporânea sobre a evolução, presença e importância do ensino de trompete neste estabelecimento; na sequência, tratar-se-á do ensino de trompete em diversos contextos pedagógicos, sócios culturais e institucionais – o ensino de trompete na formação Erudita e/ou Popular: “historicidade e aproximações pedagógicas” e, o ensino deste dentro do ensino coletivo em outros contextos sócios culturais em Sergipe -; no tópico seguinte relata-se sobre o ensino desta disciplina instrumental no CMS, as práticas aplicadas e, a expansão do campo; por último, sugerimos algumas propostas para a melhoria do ensino de trompete na referida instituição. No decorrer da pesquisa pretende-se analisar ‘se a partir da admissão de professores especializados no instrumento’ a qualidade do ensino-aprendizagem de trompete é elevada com tendências a um avanço do nível técnico dos alunos.
ABSTRACT This academic work as a conclusion for the master degree in music, deals with aspects related to the teaching process of trumpet teaching at the Music Conservatory of Sergipe, especially regarding the use of pedagogical-musical methodologies and tools. The work was structured in five distinct moments: in the first one we approached the historicity and advance of the trumpet instrument and, the history of the Conservatory of Music of Sergipe (CMS); Later a historical and contemporary contextualization on the evolution, presence and importance of the teaching of trumpet in this establishment; In the sequence, it will be the teaching of trumpet in several pedagogical contexts, cultural and institutional partners - trumpet teaching in Erudite and/or Popular formation: "historicity and pedagogical approaches", and the teaching of this within collective teaching In other contexts cultural partners in Brazil -; In the following topic we report on the teaching of this instrumental discipline in the CMS, the applied practices and the expansion of the field; Finally, we suggest some proposals for the improvement of trumpet teaching in this institution. In the course of the research, we intend to analyze if the admission of specialized teachers in the instrument raises the quality of the teaching-learning of trumpet with tendencies to an advance of the technical level of the students.
Keywords: Trompete
Conservatório de Música de Sergipe
Música - instrução e ensino
Instrumento de sopro - instrução e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Música
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
PPGPROM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27514
Issue Date: 26-Sep-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGPROM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCF clistenes.pdf2,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.