Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27504
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dez anos de implantação do curso noturno em Geografia da UFBA: perfil e percepção dos estudantes no período de 2007-2017
Autor(es): Conceição, Marcos Vinicius Almeida
Autor(es): Conceição, Marcos Vinicius Almeida
Abstract: Desde as primeiras tentativas da instalação de uma Universidade no Brasil, o grau de graduação e pós-graduação sempre esteve atrelado às elites. Após diversas tentativas de popularização do ensino superior no Brasil, durante a República Velha e no Estado Novo, a década de 1960 se tornou um grande marco para sua popularização, porém de forma “tímida”. Nesse período também surgiu os primeiros cursos universitários voltados para o turno da noite, no entanto, a maior parte deles oferecidos em instituições particulares. Apesar da Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 orientar a instalação de cursos de graduação noturno, esse fenômeno só é intensificado ao longo da primeira década dos anos 2000. As políticas implementadas na primeira e segunda década do século XXI resultou em um novo perfil de estudante universitário. A Universidade antes branca e composta majoritariamente pelas classes mais elevadas, passa a compartilhar esses espaços com negros e pardos, índios e quilombolas além de trabalhadores. O curso noturno de Geografia da UFBA, criado em 2007, por sua vez, apresenta um público peculiar, resultado dessas políticas. A presente pesquisa teve como principal objetivo analisar o curso noturno de Geografia da UFBA após os 10 anos de sua criação, considerando o perfil e a percepção de estudantes e ex-estudantes em relação ao curso. Para que tal objetivo fosse alcançado foram aplicados questionários e formulários aos estudantes e egressos, além de utilizados documentos da UFBA e MEC. Os principais resultados indicaram que a maioria dos estudantes entrevistados do curso noturno são oriundos de escola pública possuindo renda entre 1 e 3 salários mínimos. Parte dos entrevistados demonstraram preocupação com a relação entre geografia e ensino no curso noturno, além da pouca participação em bolsas de iniciação a pesquisa, docência e extensão. Outro problema que afeta os discentes no curso noturno é a conciliação do trabalho com os estudos. A gratuidade, o horário, assim como a boa reputação da instituição e do próprio curso noturno em Geografia foram os principais aspectos apontados pelos estudantes entrevistados para a escolha da instituição UFBA. Ao longo da trajetória muitos estudantes acabam desistindo ou atrasando o curso. As dificuldades encontradas nas disciplinas, muitas das vezes decorrente da fraca base escolar adquirida no ensino básico, assim como a difícil conciliação com o trabalho foram os fatores mais citados para o atraso na finalização do curso. Grande parte dos egressos atua como professores de Geografia em instituições privadas.
Since the first attempts to set up a university in Brazil, undergraduate and postgraduate degrees have always been linked to the elites. After several attempts to popularize higher education in Brazil, during the Old Republic and the Estado Novo, the 1960s became a major milestone for its popularization, but in a "timid" way. In this period the first university courses directed to the night shift also appeared, nevertheless, the majority of them offered in particular institutions. Although the Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of Education of 1996 guide the installation of undergraduate courses at night, this phenomenon has only intensified during the first decade of the 2000s. Policies implemented in the first and second decades of the 21st century resulted in a new profile of university student. The university, which was once white and composed mostly of the higher classes, began to share these spaces with blacks and browns, Indians and quilombolas, as well as workers. The UFBA night course of Geography, created in 2007, in turn, presents a peculiar public, as result of these policies. The present research had as main objective to analyze the Geography night course of UFBA after 10 years of its creation, considering the profile and the perception of students and alumni in relation to the course. In order to achieve this objective, questionnaires and forms were applied to students and graduates, as well as were utilized documents by UFBA and MEC. The main results indicated that the majority of the interviewed students of the night course come from public school with income between 1 and 3 minimum wages. Some of the interviewees showed concern about the relationship between geography and teaching in the night course, in addition to the low participation in research initiation, teaching and extension fellowships. Another problem that affects students in the night course is the conciliation of work with studies. The gratuity, the schedule, as well as the good reputation of the institution and of the Geography night course itself were the main aspects pointed out by the students interviewed for the choice of the UFBA institution. Along the way many students give up or delaying the course. The difficulties encountered in the disciplines, often due to the weak school base acquired in basic education, as well as the difficult conciliation with the work were the most cited factors for delay to finish the course. Most of the graduates act as teachers of Geography in private institutions.
Palavras-chave: Curso de Geografia Noturno.
Ensino Superior.
Estudantes de graduação.
Ex-estudantes de graduação.
CNPq: Geografia
Educação
História
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
IGEO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27504
Data do documento: 25-Set-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Geografia (IGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_MARCOS_CONCEIÇÃO.pdf816,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.