Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27502
Tipo: Dissertação
Título: Sertanejos e ribeirinhos quilombolas de vicentes: memória e identidades
Autor(es): Damázio, Itamara Silva
Autor(es): Damázio, Itamara Silva
Abstract: Através desta pesquisa etnográfica na Comunidade rural e ribeirinha de Vicentes em Xique-Xique/Ba que se constituiu como quilombo da contemporaneidade brasileira desde dezembro de 2006, a partir do reconhecimento registrado em certidão pela Fundação Cultural Palmares, constatou-se que a narrativa de origem contada pelos seus moradores indica a chegada do negro e, possivelmente, escravizado que fugiu das terras de Pernambuco, Vicente Baldino e de sua esposa Joventina, ao Município de xique-Xique ainda no século XVIII e que, após sofrer discriminação racial no então Distrito de Marreca, resolve construir sua família numa área próxima que passou a ser denominada de Vicentes. Sendo que nessa área, a família cresceu, mas o trabalho intenso com a terra e a criação de pequenos animais não foi suficiente para proporcionar melhores condições sociais e econômicas de vida a estes sujeitos que buscam através da prática do catolicismo popular, da produção do samba de roda e roda de São Gonçalo, meios de continuarem nessa terra e de afirmarem seus valores, sua importância no meio social local. Ser quilombola para o grupo significa acessar constantemente esta memória de origem, pois isto representa sua valorização identitária, a possível assunção de garantias sociais e econômicas e o título de terra. Entretanto após quase dez anos de início do processo de “quilombolização” na Comunidade, o grupo conquistou pouquíssimos avanços e ainda acredita, mesmo com certo desânimo, em alcançar seus objetivos que nada mais são do que direitos básicos para que qualquer cidadão possa viver dignamente em sociedade.
Through this ethnographic research in the rural and riverine Community Vicentes in Xique-Xique-Ba wich constituted as quilombo Brazilian contemporary since december 2006, from recognition recorded in certificate through the Palmares Cultural Foundation, it was found that the orign of narrative told by its residentes indicates the arrival of the black and, possibly slave, Vicente Baldino and his wife Joventina ao municipality of Xique-Xique still in eighteenth century and after suffering racial discrimination, in the then district Marreca, decides to build his Family a nearby área that came called Vicentes. In this área the family grew, but the intense work with the Earth and the creation of smallanimals was not enough to provide better social and economic conditions of life these individuals who seek through the practice of popular catholicism, in this context the wheel samba production and Sao Gonçalo, even withwheel means to continue on this Earth and to assert its values, its importance in the local social environment. Be quilombo for the group means constantly access this source memory at this is, because this is their valuation identity reinforced by group, through this source memory is identity recovery, the possible assumption of social guarantees and economic, the title of land. However after tem years of the beginning of the process “quilombolização”, the group won saw very few advances and still believe with a certain despondency in reaching your goals which are nothing more than rigths to any citizen to live with dignity in a society.
Palavras-chave: Comunidade de Vicentes
Processo quilombola
Identidades
Vida digna
CNPq: ANTROPOLOGIA, HISTÓRIA.
País: Brasil
Sigla da Instituição: PÓS-AFRO
metadata.dc.publisher.program: Programa multidisciplinar em estudos étnicos e africanos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27502
Data do documento: 25-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacaofinal.pdfRibeirinhos e Sertanejos Quilombolas de Vicentes: Memória e Identidades6,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.