DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Teses de Doutorado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27492

Title: Improvisação por princípios: análise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator
Authors: Mello, Mônica Vianna de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Daniel Marques da
Keywords: Atores - treinamento;Improvisação;Princípio;Principle;Improvisation;Actor;Training
Issue Date: 25-Sep-2018
Abstract: Pensar o trabalho de ator no contexto de um treinamento específico é atentar para as demandas deste ator, é proporcionar-lhe um solo fértil e seguro de trabalho, construído cotidianamente, como resultado de um esforço e necessidade pessoal de cada um. No curso/treinamento Improvisação por Princípios o que se buscou foi justamente a criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de cada ator-em-treinamento e mais do que tudo um espaço de construção de uma autonomia, que quando conquistada pelo ator, segue consigo por toda uma trajetória profissional. O que se entendeu aqui é que a Improvisação como base de treinamento para o ator propicia a este as circunstâncias para a percepção, conscientização e desenvolvimento em sua prática, dos Princípios que regem o trabalho de atuação. Tais Princípios, identificados nas vivências e reflexões de diversos profissionais das artes cênicas, de ontem e de hoje, foram aqui categorizados e analisados, de modo a verificar sua essencialidade para o ofício do ator. A Improvisação, tida como Princípio e como estratégia de desenvolvimento de Princípios, foi experimentada em suas diferentes vertentes: recurso de preparação do ator; método de criação cênica e espetáculo em si, de modo que os atores tiveram, mediante uma série de apresentações de Improvisação, a oportunidade de se colocar diante de espectadores, experimentando esse encontro ainda em contexto de treinamento. A prática do Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau e a prática do Impro de Keith Johnstone, constituíram o suporte técnico que deu estrutura às Improvisações. Procurou-se estabelecer um diálogo constante com os atores-em-treinamento, de modo que a escrita da tese veicula sempre que possível suas vozes.
To think of the acting craft in a specific training context is to perceive the demands of this actor, it is to provide him with a secure and fertile ground for work, daily built, as a result of personal need and effort. What was searched for in the training course Improvisação por Princípios was the construction of a favorable environment for the development of each actor-in-training, and above all, a space for achieving an autonomy which, when conquered by the actor follows him throughout his professional carrier. What was understood here was that Improvisation as basis of training provides the actor the circumstances for perception, awareness and development in the practice of the Principles, which guide the craft. These Principles identified in the experience and reflection of several professionals of the dramatic arts, of all times, were categorized and analyzed in a way to certify their essentiality for the acting craft. Improvisation as a Principle and as a strategy of development of other Principles was experimented in its different aspects: resource for the preparation of actors, method for scene and spectacle creation, in a way that the actors had the opportunity of facing spectators in a series of presentation of Improvisations experimenting this encounter still in the context of training. The practice of Viewpoints by Anne Bogart and Tina Landau and the practice of Impro by Keith Johnstone were the technical support, which gave structure to the Improvisations. There was always the attempt to establish a dialogue among the actors-intraining in a way that their voices would mingle with the writing of the thesis.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27492
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TESE COMPLETA PARA PUBLICAÇÃO DIGITAL final.pdf29.99 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA