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Title: Para um teatro de interzonas: explorando relações entre artes cênicas e meio ambiente
Authors: Martin, Domecq
???metadata.dc.contributor.advisor???: Coutinho, Denise Maria Barreto
Keywords: Interzona;Artes cênicas e meio ambiente;John Dewey;Teatro de interzonas;Interzone;Performing Arts and Environment;Interzone Theatre
Issue Date: 24-Sep-2018
Abstract: Apresenta-se a noção de interzona por meio de cinco artigos. A noção se constitui como objeto desta investigação e, portanto, eixo dos cinco artigos, a partir de contribuições de diferentes campos de conhecimento: geografia, história do teatro, estética e educação. Os artigos são independentes, mas complementares. O conjunto deles pode ser apreendido como base interdisciplinar de uma noção que consideramos como recurso ou ferramenta heurística para o desenvolvimento de uma atividade artística nesses contextos geográficos e históricos específicos que são as interzonas. O primeiro artigo aborda a noção segundo uma perspectiva geográfica e oferece os traços característicos desses espaços de interzona. No segundo artigo, exploramos a filosofia da arte de John Dewey com o intuito de analisar as relações que o filósofo estabelece entre arte e meio ambiente. A interpretação dessas relações configura uma base para desenvolver uma estética de interzonas. A análise de uma filosofia da arte fundada na noção de experiência entendida como interação com o meio ambiente forneceu bases conceituais para desenvolver as pistas para uma estética de interzonas exposta no artigo três. A proposta dessa estética organiza-se em quatro tópicos: a questão política e social, a questão dos materiais, a questão do veículo e a questão da forma. O quarto artigo é uma revisão de certos momentos da tradição teatral ocidental do século XX que contribuem para uma reflexão no campo das artes cênicas sobre a relação entre teatro e meio ambiente. No quinto artigo, apresenta-se uma proposta de ensino, pesquisa e extensão, visando desenvolver uma linha de trabalho sobre teatro em interzonas no contexto geográfico do Extremo Sul da Bahia e no contexto institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Neste artigo, a vila de Corumbau é identificada como uma interzona no Extremo Sul da Bahia. A investigação quis explorar se e como o empreendimento artístico denominado interzona pode contribuir para a sustentabilidade e novas formas de vida e arte; por fim, propõe um possível enfoque epistemológico para práticas artísticas de interzonas.
We present the notion of interzone through five articles. This notion is the object of this investigation and axis of these articles by bringing contributions from different fields of knowledge: Geography, Theater History, Aesthetics and Education. These articles are independent but complementary. They can be seized as an interdisciplinary basis of a notion that we consider as a resource or heuristic tool for the development of an artistic activity in these specific geographical and historical contexts: interzones. The first article approaches the features of such spaces that we propose to call interzone and discusses them in a geographical perspective. In the second article, we explore John Dewey’s philosophy of art in order to analyze the relationships between art and environment. The interpretation of these relations constitutes a basis for developing an interzone aesthetic. The analysis of a philosophy of art based on the notion of experience as a form of interaction with the environment provided us with the conceptual foundations to develop the field for an interzone aesthetic. The goal of this aesthetic is organized into four issues: social and political, of materials, of vehicles and of form. The fourth article is a review of certain moments from the twentieth century western theatre tradition that contribute to the discussion regarding relationship between theater and environment. In the fifth article, we present an educational research and outreach proposal in order to develop a line of work on interzone theatre within the geographical context of southern Bahia as well as the institutional context of Federal University of Southern Bahia (UFSB). In this article, we identify the village of Corumbau as an interzone in southern Bahia. This investigation was intended to explore the question of if and how an artistic venture called interzone can cpontribute to sustainability and new forms of life and art; lastly, we propose a possible epistemological approach to artistic practices in interzones.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27479
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