RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Teses de Doutorado (PPGAC) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27388
|
Title: | O exercício da expressão vocal para o alcance da verdade cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator ou a voz articulada pelo coração |
Authors: | Vargens, Meran Muniz da Costa |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Farias, Sérgio Coelho Borges |
Keywords: | Voz - Educação - Exercícios;Representação teatral;Expressão Vocal;Atores - Formação;Teatro;Interpretação teatral;Contadores de história;Vocal expression;Actor;Theatre;Theatrical interpretation;Storytellers |
Issue Date: | 17-Sep-2018 |
Abstract: | O sujeito desta pesquisa é o ator e o objeto de estudos é a Expressão Vocal do ator
associada ao treinamento técnico e artístico deste componente da linguagem cênica na
sua formação profissional. Trata-se de uma pesquisa-ação simultaneamente teórica e
prática, desenvolvida com um grupo de trabalho cooperativo composto de doze atores e
seis artistas e técnicos. Nela estruturam-se princípios básicos que regem a construção de
uma proposta metodológica cujo objetivo é abrir caminhos que conduzam, facilitem e
instrumentalizem o ator no alcance da Verdade Vocal na construção da personagem
diante de qualquer necessidade artística e estética da obra. A pesquisa deu origem a 3
espetáculos teatrais com construção de dramaturgia original em processo colaborativo
compondo o que foi chamado de “Uma Trilogia Baiana: Cidade Real – Cidade
Fantástica – Cidade Expressa”. Esta Trilogia estabelece a relação entre teoria e prática
da expressão vocal para a formação do ator aplicada a um processo de criação. The actor is the subject of this research and the object of these studies is an actor’s
Vocal Expression associated with the technical and artistic training of this theatrical
language component in his professional development. It relates to a research action
which is simultaneously theoretical and practical, developed with a cooperative working
group comprising twelve actors and six artists and technicians. The basic principles that
govern the construction of a methodological proposal are structured in this, with the
objective of opening up pathways that lead, facilitate and prepare an actor in reaching
Vocal Truth when constructing a character and faced with any artistic and aesthetic
necessities of the play. This research was the source for three plays, with construction
of an original dramaturgy using a collaborative process in order to write “A Bahian
Trilogy: Real City – Fantastic City – Express City”. This trilogy establishes the
relationship between the theory and practice of vocal expression for an actor’s
development, applied to a creation process. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27388 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (PPGAC)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|