Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27355
Tipo: Dissertação
Título: Apresentação de vocabulário em livros didáticos de inglês como língua estrangeira: uma análise dos níveis iniciais das séries Interchange 3rd Edition, American Headway e American Inside Out
Autor(es): Castro, Luciana de Oliveira Sampaio
Autor(es): Castro, Luciana de Oliveira Sampaio
Abstract: A apresentação de vocabulário em livros didáticos de inglês sempre sofreu influências das teorias de ensino/aprendizagem da língua inglesa como segunda língua e como língua estrangeira, sendo essa a razão do vocabulário ter exercido um papel secundário nesses materiais. Abordagens mais recentes, como The Lexical Approach, têm enfatizado o vocabulário como fator preponderante para a aquisição de uma língua, e com isso, mudanças têm ocorrido gradualmente. Diante desse novo cenário é que este trabalho está pautado com o objetivo de analisar se alguns livros didáticos de ensino de inglês já seguem essa tendência e de que forma contemplam o léxico. Foram escolhidos cinco livros dos níveis iniciantes de três séries usadas no mercado e publicadas por editoras consagradas na área. A dissertação contém quatro capítulos de referencial teórico e um de análise do corpus.
Vocabulary presentation in textbooks has always been influenced by English as second or foreign language teaching and learning theories, and this is the reason why vocabulary has had a secondary role in these materials. Current approaches, such as The Lexical Approach, have emphasized vocabulary as a predominant factor for language acquisition, and because of this, changes have occurred gradually. This work is based on this new scenario, whose objective is to analyze whether some English textbooks have followed this tendency and how they deal with lexicon. Five textbooks for beginners, which are used on the English teaching market, of three important publishers in the area were chosen. This dissertation has four chapters of theoretical reference and one that analyses the corpus.
Palavras-chave: Vocabulário
Abordagem Lexical
Léxico
Livro-didático
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27355
Data do documento: 13-Set-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado - Luciana de Oliveira Sampaio Castro.pdf715,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.