Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27326
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Representação do Dekassegui na revista Made in Japa: Meios de comunicação e migração na vida do brasileiro no Japão |
Autor(es): | Kowalski, Camila Castro |
Autor(es): | Kowalski, Camila Castro |
Abstract: | A presente monografia consiste na análise de 31 matérias de 27 edições da revista
Made in Japan – dirigida ao público nipo-brasileiro e que circula simultaneamente no
Brasil e no Japão – entre outubro de 1997 e fevereiro de 2010. Nosso objetivo é buscar
compreender como é feita a representação dos dekasseguis (brasileiros trabalhando no
Japão) na publicação. A partir deste estudo, pretende-se acercar ao debate sobre como
os meios de comunicação atuam no contexto das imigrações: legitimação/
deslegitimação; estímulo/ desestímulo; aprofundamento/ superficialidade na abordagem.
Procuramos, ainda, observar a criação, através da revista, de um local novo onde
poderia se encaixar e afirmar o imigrante, no momento em que se encontra dividido
entre dois lugares – origem e destino. Escolhemos analisar um período de 10 anos
para perceber as mudança no tratamento do tema à medida que se sobrepõem
diferentes contextos históricos. O objetivo central desta pesquisa é ajudar a
compreender como os meios de comunicação voltados aos descendentes de japoneses
tratam os dekasseguis: como o conteúdo é negociado. Para tanto, utilizar-se-á análise
documental e bibliográfica, tomando como ponto de partida uma perspectiva da
corrente de investigação dos Estudos Culturais. This work consist of the analysis of 31 reports from 27 editions of the magazine Made in Japan – directed to the Brazilian Nikkei audience and which circulates simultaneously in Brazil and Japan – between October 1997 and February 2010. The objective is to approach a better comprehension of how Brazilians working in Japan (so-called Dekasegi) are represented. This study aims at undertaking the debate about how media act in the context of migration: legitimating/ disapproving; stimulating/ discouraging; deepening/ flattening their messages. Through the observation of this magazine, this research also intends to examine the creation of a new place where the immigrant could correspond to and affirm his identity, in a moment when he/she is emotionally divided between two places – origin and destination. The author decided to analyze reports within a period of 10 years in order to better apprehend the changes in the magazine’s treatment of the theme, according to different historical contexts. Documental and bibliographical analysis will be used, taking as starting point the Cultural Studies perspective. |
Palavras-chave: | Representação Identidade Dekassegui Made in Japan Comunicação Globalização Imigração Estudos culturais Representation Identity Dekasegi Made in Japan Communication Globalization Immigration Cultural Studies |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27326 |
Data do documento: | 12-Set-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Representação do dekassegui na revista Made in Japan_CAMILA .pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.