Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27323
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Importante, inteligente, interessante: uma análise sobre o ideal de melhor na Revista Vip
Autor : Carvalho, Antonio Fernando Barros de
metadata.dc.creator: Carvalho, Antonio Fernando Barros de
Resumen : Esse trabalho tem como objetivo analisar de que modo a Revista VIP materializa sua missão editorial e constrói um ideal como referência a ser seguida pelo leitor. Para tanto, a investigação compreende edições publicadas de dezembro de 2016 a maio de 2017, com foco nas capas, nos editoriais e em matérias-destaque em cada edição do período escolhido. A pesquisa combina mecanismos da análise de conteúdo e da análise do discurso, adotando como referencial teórico conceitos como contrato de leitura, ethos, leitor-modelo e jornalismo de serviço. Dessa maneira, foi possível identificar os valores de VIP, o que caracteriza a revista, quem são seus personagens e os assuntos retratados em suas páginas. Ao assumir um posicionamento como lugar de acesso ao que existe de melhor no mundo, a publicação aciona uma prática de jornalismo de serviço e promove determinados comportamentos como desejáveis para seus leitores. É nessa perspectiva que VIP estabelece sua relação com a audiência e confirma um contrato de leitura assentado numa ideia de a melhor revista para o melhor leitor.
Palabras clave : Revista
Vip
Jornalismo de serviço
Contrato de leitura
Leitor
Melhor
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27323
Fecha de publicación : 12-sep-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_final.pdf933,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.