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Title: A produção teatral por meio de incubadora cultural na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas
Authors: Mattos, Paula Fragoso
???metadata.dc.contributor.advisor???: Vilhena, Deolinda Catarina França de
Keywords: Teatro - incubadora cultural;Produção teatral - empreendedorismo;Arte - empreendedor;Escola Técnica de Artes - Universidade Federal de Alagoas;Technical School of Arts;Theaters;Incubators;Entrepreneurship;Investiment in arts;Artistic labor
Issue Date: 11-Sep-2018
Abstract: O presente trabalho constrói uma análise do funcionamento da economia da cultura e da criatividade no campo teatral em Alagoas, tendo como objetivo investigar se a inserção Escola Técnica de Artes no Programa de Incubadora de Empresas existente na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) pode vir a constituir, de fato, uma ação positiva como estratégia empreendedora e de consolidação do exercício profissional entre os agentes ligados ao universo teatral, sobretudo os atores formados pela Escola. Para determinar a validade desta hipótese, será empregada a metodologia de pesquisa direta em fonte primária, sendo adotados como parâmetros de avaliação o estudo do perfil do aluno ingresso no curso técnico em Artes Dramáticas e a sua relação com o histórico de criação e gestão da Escola técnica de Artes, no contexto de seus equipamentos culturais e projetos. O trabalho apresenta ainda reflexões sobre o perfil empreendedor dos profissionais do teatro alagoano fundamental para trabalhar por meio de incubadoras culturais, assim como, a apresentação das capacidades, habilidades, comportamentos e procedimentos necessários para este modo de produção teatral.
This work builds upon a functional review of the economics of culture and creativity in the theatrical field in Alagoas, aiming to investigate whether the insertion of Technical School of Arts Program in the Business Incubator hosted by the Federal University of Alagoas (UFAL) could both constitute a positive enterpreneurial action as well as a consolidation of professional practice among agents of the local theatrical universe, with emphasys on actors trained by the school itself. To determine the validity of this hypothesis, a methodology of direct research is used, aiming to conduct the research towards the primary cultural sources, which were adopted as parameters for evaluating the profile of the incoming students in Arts, in order to understand its relation with the history of creation and management of Technical School of Arts and in the context of its cultural facilities and projects. The research conducted in this work shows that the entrepreneurial traits of the local professional theater is an enabler to the theatrical production through cultural incubators, being aligned with most of the capabilities, skills, behaviors and procedures required for this mode of theater production.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27298
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