DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27039

Title: Cada nariz em seu lugar: o palhaço, seus afetos e estados em diferentes espaços
Authors: Rabelo, Andréa da Silva
???metadata.dc.contributor.advisor???: de Oliveira, Jacyan Castilho
Keywords: Palhaços;Afeto;Ator;Corpo;Teoria dos afetos;Jogo;Improvisação;Estado de presença;Body;Clown;Theory of affects;Game;improvisation;State of presence
Issue Date: 23-Aug-2018
Abstract: RESUMO Esta dissertação propõe uma análise sobre os estados alterados de presença e consciência do palhaço, buscando compreender seu conceito, as formas de acessá-los e como se manifestam na cena, a partir da relação com o espaço e o público. Este estudo é uma pesquisa qualitativa, baseada na prática pessoal com palhaçaria nos grupos Cia Buffa de Teatro e ViaPalco. Para tanto, faz-se uma análise de diferentes processos de iniciação e treinamento com o fim de vislumbrar algumas possibilidades de construção desses estados no corpo do ator. O estudo realizado chega à definição de quatro princípios que estão contidos e, ao mesmo tempo, conectados com o conceito de estado de palhaço: a lógica a posteriori, o jogo e a improvisação e o jogo de afetos. Em um segundo momento, é feito um relato das experiências realizadas com o palhaço no teatro e na rua, com o fim de investigar as conexões entre palhaço-espaço-público. Sua relevância advém da possibilidade de ampliar e aprofundar as pesquisas com relação à palhaçaria e ao tema do estado de palhaço, especificamente. Os resultados obtidos revelam o estado do ator/palhaço como parte de uma tríade que inclui espaço e público.
ABSTRACT This dissertation aims an analyses regarding clown´s altered states of consciousness and presence, searching to understands it´s concept, ways of reach it and how does it express itself in the scene, based on the relationship between the space and the public. This study is a qualitative research, based on personal practice as a clown on the groups Cia Buffa Theatre and ViaPalco. For this reason, analysis the different processes of initiation and training in order to estabilish a few possibilities of construction from this states in the actors´s body. The study achieves four definition of the principles that are contained, and at the same time, connected, with the states of clowns concept: the a posteriori logic, the Play and Improvisations and the Affections Games. In a second moment, a report is made based on the clown´s experiences in the theatre as well in the street, intending to probe the connections bettween Space-Clown-Audience. Its relevance comes from the possibility to expandes and extend the clown´s research and also the theme state of clown, specifically. The results points out that, the state of the actor /clown, is part of a triad that contains space and audience.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27039
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA