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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ser negro no Brasil é f*da
Autor(es): Costa, Daniela Rocha dos Santos
Autor(es): Costa, Daniela Rocha dos Santos
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade investigar os motivos pelos quais os negros são segregados socialmente ao longo da história e como a publicidade, perpetua por meio da invisibilidade esse grupo social. A partir da análise de um ano de publicação da revista Trip, reunimos o corpus necessários para essa mensuração. Também buscamos descrever as peças onde o negro estava presente, e analisar como eles eram representados nas peças. Para isso, elaboramos uma tabela com algumas questões para responder por meio da observação das edições. Dessa forma, tivemos um olhar abrangente no que se refere a revista e os anúncios que fazem parte de suas páginas. Encontramos um fosso enorme em relação a etnia predominante nas peças. Menos de 10% dos modelos utilizados nas peças publicitárias da revista Trip são afrodescendentes. Percebemos que ainda há uma enorme prática de invisibilidade da população negra nos anúncios que compõe as páginas do periódico. Além da pesquisa, também buscamos o aporte teórico de importantes nomes que compuseram o referencial teórico deste trabalho, como Alberto da Silva em seu célebre livro “a manilha e o libambo”, Milton Santos, e Bauman, que contribuiu para compor a parte de consumo e sociedade que construímos no trabalho.
Palavras-chave: Negro
Publicidade e consumo
Preconceito
Racismo
Anúncios publicitários
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27034
Data do documento: 22-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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