Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27034
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalacios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.authorCosta, Daniela Rocha dos Santos-
dc.creatorCosta, Daniela Rocha dos Santos-
dc.date.accessioned2018-08-22T17:56:16Z-
dc.date.available2018-08-22T17:56:16Z-
dc.date.issued2018-08-22-
dc.date.submitted2017-03-28-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27034-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade investigar os motivos pelos quais os negros são segregados socialmente ao longo da história e como a publicidade, perpetua por meio da invisibilidade esse grupo social. A partir da análise de um ano de publicação da revista Trip, reunimos o corpus necessários para essa mensuração. Também buscamos descrever as peças onde o negro estava presente, e analisar como eles eram representados nas peças. Para isso, elaboramos uma tabela com algumas questões para responder por meio da observação das edições. Dessa forma, tivemos um olhar abrangente no que se refere a revista e os anúncios que fazem parte de suas páginas. Encontramos um fosso enorme em relação a etnia predominante nas peças. Menos de 10% dos modelos utilizados nas peças publicitárias da revista Trip são afrodescendentes. Percebemos que ainda há uma enorme prática de invisibilidade da população negra nos anúncios que compõe as páginas do periódico. Além da pesquisa, também buscamos o aporte teórico de importantes nomes que compuseram o referencial teórico deste trabalho, como Alberto da Silva em seu célebre livro “a manilha e o libambo”, Milton Santos, e Bauman, que contribuiu para compor a parte de consumo e sociedade que construímos no trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectPublicidade e consumopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_BR
dc.titleSer negro no Brasil é f*dapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesPalácios, Annamaria da Rocha Jatobá-
dc.contributor.refereesRisso, Carla de Araújo-
dc.contributor.refereesFerreira, Giovandro Marcus-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ser Negro No Brasil é F. Tcc pronto e revisado 1.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.