DSpace

RI UFBA >
Escola de Música >
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) >
Disertações de Mestrado Profissional (PPGPROM) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983

Title: PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
Authors: Fialho, Willbert Yvan Barbosa
???metadata.dc.contributor.advisor???: Ulloa Penaranda, Mario Enrique
Keywords: Gnattali, Radamés;Dansa Brasileira;Violão - técnica;Dedilhados
Issue Date: 20-Aug-2018
Abstract: Este artigo teve como objetivo demostrar os processos de criação sob a ótica da digitação e dedilhados para mão esquerda e direita, respectivamente. Para isso, foram analisados trechos da peça Dansa Brasileira, de Radamés Gnattali, por meio do manuscrito e da edição publicada em 1990, pela Chanterelle Verlag, investigando o que foi grafado pelo compositor brasileiro e por Laurindo Almeida, intérprete a quem a peça foi dedicada. Utilizou-se como ferramentas, técnicas violonísticas para se chegar a uma nova interpretação, com base no estilo da obra, recursos estilísticos e idiomáticos no violão. Como resultado, produziu-se uma Nova Edição com os dedilhados de mão direita e digitação de mão esquerda, revisando a literatura preexistente que sustenta e fundamenta os aspectos teóricos desta pesquisa. Além do produto final, o leitor encontrará, também, o Memorial, contendo as atividades realizadas por este pesquisador no decorrer do Mestrado Profissional e os Relatórios Finais das Práticas Interpretativas, exigidas pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM).
This paper aims to show the processes of creation for left-hand keyboarding and right-hand strumming. For that, we have analysed pieces of Radamés Gnattali’s Dansa Brasileira in the manuscript and 1990 edition by Chanterelle Verlag, investigating what the Brazilian composer wrote, and Laurindo Almeida, performer to whom the piece was dedicated. We have used guitar techniques for a new performance, based on the work style, and style and language resources on the guitar. As a result, we have worked right-hand strumming and left-hand keyboarding, reviewing the pre-existing literature grounding the assumptions of this investigation. Along with the end product, the reader will find also the memorial with works this investigator has made during her M.A. and reports of performances the Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) requires.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983
Appears in Collections:Disertações de Mestrado Profissional (PPGPROM)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TFC - Willbert Fialho.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA