Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorUlloa Penaranda, Mario Enrique-
dc.contributor.authorFialho, Willbert Yvan Barbosa-
dc.creatorFialho, Willbert Yvan Barbosa-
dc.date.accessioned2018-08-20T13:01:21Z-
dc.date.available2018-08-20T13:01:21Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.date.submitted2018-03-22-
dc.identifier.other781.4-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983-
dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo demostrar os processos de criação sob a ótica da digitação e dedilhados para mão esquerda e direita, respectivamente. Para isso, foram analisados trechos da peça Dansa Brasileira, de Radamés Gnattali, por meio do manuscrito e da edição publicada em 1990, pela Chanterelle Verlag, investigando o que foi grafado pelo compositor brasileiro e por Laurindo Almeida, intérprete a quem a peça foi dedicada. Utilizou-se como ferramentas, técnicas violonísticas para se chegar a uma nova interpretação, com base no estilo da obra, recursos estilísticos e idiomáticos no violão. Como resultado, produziu-se uma Nova Edição com os dedilhados de mão direita e digitação de mão esquerda, revisando a literatura preexistente que sustenta e fundamenta os aspectos teóricos desta pesquisa. Além do produto final, o leitor encontrará, também, o Memorial, contendo as atividades realizadas por este pesquisador no decorrer do Mestrado Profissional e os Relatórios Finais das Práticas Interpretativas, exigidas pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM).pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to show the processes of creation for left-hand keyboarding and right-hand strumming. For that, we have analysed pieces of Radamés Gnattali’s Dansa Brasileira in the manuscript and 1990 edition by Chanterelle Verlag, investigating what the Brazilian composer wrote, and Laurindo Almeida, performer to whom the piece was dedicated. We have used guitar techniques for a new performance, based on the work style, and style and language resources on the guitar. As a result, we have worked right-hand strumming and left-hand keyboarding, reviewing the pre-existing literature grounding the assumptions of this investigation. Along with the end product, the reader will find also the memorial with works this investigator has made during her M.A. and reports of performances the Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) requires.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGnattali, Radaméspt_BR
dc.subjectDansa Brasileirapt_BR
dc.subjectViolão - técnicapt_BR
dc.subjectDedilhadospt_BR
dc.titlePROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBomfim, Vladimir-
dc.contributor.refereesMatos, Robson-
dc.contributor.refereesUlloa, Mario-
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguista, Ltras e Artes. Artes. Música. Instrumentação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.