Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26957
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gestão de recursos humanos em cooperativas, á luz da experiência da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB)
Autor(es): Aragão, Fabiana
Ladeira, Rodrigo
Autor(es): Aragão, Fabiana
Ladeira, Rodrigo
Abstract: Este artigo analisa as particularidades da organização cooperativa e as suas implicações na gestão de recursos humanos, realizando uma revisão teórica sobre os conceitos relacionados e algumas de suas principais características. A pesquisa exploratória utilizou como fontes: bibliografia selecionada, referencias eletrônicas e entrevistas; e comparou com a experiência da Cooperativa Central de Laticínios da Bahia (CCLB) no período de 2000 à 2004. Os principais aspectos abordados relativos a este tipo de organização foram: a Estrutura, a Distribuição de Poder, a profissionalização de Gestores, a Cultura Organizacional e os recursos humanos na rotina de gestão. Os resultados encontrados apontam as principais diferenças entre cooperativas e organizações de iniciativa privada; e a necessidade de uma formação especial de gestores de recursos humanos para o exercício da pratica empresarial, para a adequação da gestão estratégica global da organização e sobrevivência no mercado.
Palavras-chave: Gestão de recursos humanos
Cooperativas
Estrutura organizacional
Cultura organizacional
Habilidades de gestores
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIMEP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26957
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.