Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2694
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Interação social e responsividade em ambientes doméstico e de creche: cultura e desenvolvimento
Other Titles: Estudos de Psicologia (Natal)
Authors: Lordelo, Eulina da Rocha
metadata.dc.creator: Lordelo, Eulina da Rocha
Abstract: Visando descrever e comparar os níveis de interação em ambientes doméstico e de creche, incluindo diferentes indicadores de interação, o estudo observou 148 crianças em situação de brinquedo livre, 58 em creches e 90 em ambiente doméstico, de nível sócio econômico baixo e médio. As observações foram filmadas e segmentadas em 30 intervalos de 10 segundos, registrando-se as interações com adultos e outras crianças. Os resultados encontrados sugerem que casa e creche são diferentes quanto às oportunidades de interação, a casa favorecendo mais interações corporais, uma diferença não encontrada nas interações verbais. O conceito de interação, em sua relação com um quadro teórico de referência, emerge como crucial nesse estudo. Os resultados encontrados sugerem que os estudos na área problematizem os critérios de interação adotados, no sentido de buscar uma descrição mais abrangente do ambiente de desenvolvimento, em que o papel da cultura seja equacionado.
Keywords: Interação social
Responsividade
Ambiente de desenvolvimento
Interaction
Responsiveness
Development environment
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2694
Issue Date: Jul-2002
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a15v07n2.pdf339,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.