https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26918
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Polifonia e inovação nas práticas educativas no ensino superior. |
Autor(es): | Santos, Maria Ligia Rangel Ramos, Maria Natália Pereira |
Autor(es): | Santos, Maria Ligia Rangel Ramos, Maria Natália Pereira |
Abstract: | Este estudo focaliza a experiência do modelo pedagógico e-learning na Universidade Aberta de Lisboa, Portugal (UAb-Pt), mediante a análise das vozes dos sujeitos das práticas educativas. A teoria dialógica de Bakhtin direciona o estudo às vozes que compõem a polifonia: o discurso acadêmico / científico, o discurso oficial dessa universidade, e o discurso dos sujeitos da prática. A metodologia envolveu revisão da literatura, análise de documentos e realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e tutores. Ao nível dos resultados tentou compreender-se como os sujeitos interpretam e desenvolvem o modelo e como este se traduz em inovações, dificuldades, facilidades e desafios na prática educativa para a realização dos objetivos do projeto político pedagógico, na situação europeia atual. Ao nível das considerações finais conclui-se que o ensino na modalidade a distância tem contribuído para o sucesso educacional e para a inclusão social por meio da educação, aspecto que ganha relevância nas vozes estudadas. |
Palavras-chave: | Educação a distância Modelo pedagógico Modelo de educação online |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UFMA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26918 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ligia Rangel 2. et al 2017.pdf | 695,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.