Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26797
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O mercado literário e o relacionamento com os fãs: as estratégias de comunicação das editoras brasileiras de livros juvenis seriados
Autor(es): Cajado, Krystal Baqueiro Velloso
Autor(es): Cajado, Krystal Baqueiro Velloso
Abstract: Esse presente trabalho analisou o relacionamento das editoras juvenis brasileiras com o seu fã, através das mídias sociais e ações de comunicação. Foi nosso objetivo principal compreender a comunicação dessas organizações com usuários de mídias digitais na conjuntura da convergência. Para tal, realizamos uma revisão de literatura acerca de Cultura da Convergência, Cultura do Fã e Cultura participativa, as principais referências foram: Jenkins (2009), Levine (2013) e Lessa (2017). A análise se dividiu em duas vertentes: editoras fundadas antes dos anos 2000; e editoras fundadas depois da virada do milênio. Optamos por essa divisão levando em consideração a mudança da conjuntura do mercado literário por conta da cultura da convergência e o crescimento do nicho juvenil ao longo das duas últimas décadas. Para uma análise abrangente, o estudo se estendeu para: a história de fundação de cada editora; estrutura interna; publicações literárias juvenis mais importantes; exploração das mídias sociais online; e ações comunicacionais voltadas para o fã. Dessa forma, essa monografia se concentrou em seis editoras: Grupo Editorial Record, Companhia das Letras, Editora Rocco, DarkSide Books, Intrínseca e LeYa. Cada uma com perfis diferentes, que nos ajudou a entender melhor a comunicação dos fãs usuários das mídias sociais. Os resultados desta pesquisa indicam que houve uma grande adaptação por partes das editoras para atender um público juvenil exigente e em crescimento.
Palavras-chave: Mercado Editorial
Literatura Seriada Juvenil
Mídias Sociais
Cultura da Convergência
Cultura do Fã
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACOM
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26797
Data do documento: 2-Ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Definitiva Krystal.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.