Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26768
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de cursos a partir de seus usuários: análise de expectativas e perspectivas
Autor : Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
metadata.dc.creator: Rodrigues, Luzia Coelho
Paixão, Roberto Brazileiro
Duarte, Francisco Ricardo
Resumen : A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização, do Programa PNAP, fazem sobre a formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa.
Palabras clave : Avaliação
Lato Sensu
Expectativas
Programa PNAP
Avaliação de egressos
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26768
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.