Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26658
Tipo: Dissertação
Título: A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM SERVIÇO
Autor(es): Rosa, Patrícia Argôlo
Autor(es): Rosa, Patrícia Argôlo
Abstract: Levando em consideração a emergência de um contexto educacional que se quer plural, equitativo, heterogênio, questionador dos aspectos monoculturais, hegemônicos, homogeneizadores e unilaterais do currículo, esta pesquisa qualitativa de cunho etnográfico coloca em pauta o curso de Língua Estrangeira Moderna/Inglês – LEMI, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, ministrado no período de 2010 a 2014. Este curso seguiu as orientações dos documentos curriculares oficiais e destacou, dentre as características de egresso elencadas, a de um profissional interculturalmente competente (UESC, 2009, p. 17). Nesse contexto, no intuito de verificar como a perspectiva intercultural foi configurada e quais são as implicações na prática dos seus egressos, foram analisados o projeto pedagógico e os programas dos componentes curriculares, assim como, as concepções de dez professores egressos, participantes da pesquisa, sobre língua, cultura e interculturalidade, além da materialidade dessas concepções nas suas práticas pedagógicas. Assim sendo, com o escopo de responder as questões norteadoras da pesquisa dois instrumentos de geração de dados (questionário e entrevistas semiestruturadas) e registros etnográficos foram utilizados, além da análise dos documentos (projeto pedagógico do curso e os programas dos componentes curriculares). Os resultados trazem implicações para a formação de professores na contemporaneidade, sinalizando a necessidade de ‘outros olhares’ para uma educação e prática pedagógica que se quer intercultural.
Taking into account the arousal of a pluralistic educational setting, context of equity, heterogeneity, and inquiries on the unilateral, hegemonic and monocultural aspects of the curriculum, the present research, a qualitative undertaking with an ethnographic basis, brings forward the Modern Foreign Language course/English – LEMI – of the National Plan for the Training of Basic Education Teachers – PARFOR, from the State University of Santa Cruz – UESC, a program that took place from 2010 to 2014. This course was guided by the official curricular guidelines and pointed out, among the listed graduate’s characteristics, that of an interculturally competent professional (UESC, 2009, p. 17). In this context, with the aim of verifying the configuration of the intercultural perspective and the implications in the graduate´s practices, we examined the pedagogical project, curricular component programs and the conceptions of ten graduates (in-service teachers) participants of the research, about language, culture, and interculturality, as well as the materiality of these conceptions in their pedagogical practices. Therefore, with the purpose of answering the research guiding questions, we resorted to two generation data tools (questionnaire and interview) and ethnographic notes, besides the documental analysis (pedagogical project and the curricular content programs). The results bring about some implications for the contemporaneous education of teachers, pointing out to the necessity of ‘different looks’ towards a desired intercultural pedagogical practice.
Palavras-chave: Perspectiva intercultural
Formação de professores em língua estrangeira
Educação intercultural
Práticas de ensino de línguas interculturais
Parfor
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26658
Data do documento: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_versão definitiva_Patrícia_Argôlo_Rosa.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.