Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26650
Tipo: Dissertação
Título: A INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM UM PROGRAMA DE EXTENSÃO DA UFBA
Autor(es): Botelho, Gilberto Luis Santos
Autor(es): Botelho, Gilberto Luis Santos
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação continuada de professores de língua inglesa junto a um projeto de extensão da Universidade Federal da Bahia, com ênfase na observação de aspectos relacionados à formação crítica de professores. Como pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, utiliza os dados gerados durante a observação das sessões de formação dos professores do PROFICI, em uma narrativa escrita pela coordenadora responsável pela formação desses professores e em narrativas e planos de aula escritos por dois professores do projeto, e objetiva verificar, se a formação oferecida comtempla ou não aspectos da pedagogia crítica, quais aspectos dessa pedagogia podem ser observados e se eles são ou não incorporados nos planos de aula dos professores investigados. Com base nos dados analisados, verificaram-se congruências e divergências entre o que é planejado pela coordenadora e o que é focado e aplicado pelos professores em seus planos de aula, evidenciando-se que o foco da formação nem sempre é o mais valorizado pelos professores.
This research aims to investigate the continuous professional development of English teachers in an extension project of Universidade Federal da Bahia. With emphasis on the observation of aspects related to the critical development of teachers. As a qualitative research of ethnographic aspect, it uses the data generated during the observation of the training sessions of the PROFICI teachers, a narrative written by the coordinator responsible for the project and narratives and lesson plans written by two teachers in the project, and aims to verify, if the training offered contemplates or not aspects of critical pedagogy, which aspects of this pedagogy can be observed and whether they are incorporated or not in the lesson plans of the two investigated teachers. Based on the data analyzed, there were congruences and divergences between what is planned by the coordinator and what is focused and applied by teachers in their lesson plans, demonstrating that the focus of the training is not always the most valued by teachers.
Palavras-chave: Formação continuada
Professor de língua inglesa
Formação crítica
Pedagogia crítica
Projeto de extensão
Educação permanente
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26650
Data do documento: 19-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Gilberto Botelho VERSÃO FINAL.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.