Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26418
Tipo: Dissertação
Título: MATERIAIS DIDÁTICOS INTERCULTURAIS E CRENÇAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA TURMA DE PFOL NOS ESTADOS UNIDOS
Autor(es): Espírito Santo, Diogo Oliveira do
Autor(es): Espírito Santo, Diogo Oliveira do
Abstract: O aprendizado de uma língua estrangeira (LE) contribui não só para a aquisição de conhecimento linguístico, como também proporciona aos sujeitos a possibilidade de dialogar e entender a alteridade, uma vez que eles são, a todo momento, confrontados com pessoas que pensam, agem e carregam crenças diversas sobre como funcionam as línguas-culturas com as quais estão em interação em sala de aula. O conceito de crenças, importante tópico de investigação há quase duas décadas no Brasil e no mundo (BARCELOS, 2001, 2004), tem ajudado pesquisadores a melhor compreender o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Nas investigações mais contemporâneas, além de se refletir sobre as crenças de alunos e professores, já se tem buscado compreender o processo de ensino-aprendizagem holisticamente, chamando a atenção para a participação de outros elementos importantes desse processo, como o uso de materiais didáticos. Sob essa ótica, esta pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de trabalhos que investigam as crenças para além dos seus aspectos cognitivos e que, principalmente, atuam dentro de uma perspectiva culturalmente sensível, evidenciando, assim, a intrínseca relação entre língua e cultura (KRAMSCH, 1998; MENDES, 2004). Nesse sentido, o objetivo que orientou esta pesquisa foi o de investigar o papel desempenhado por crenças sobre línguas-culturas em interação em uma turma de português para falantes de outras línguas (PFOL) e pela inclusão de materiais didáticos potencialmente interculturais no processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram gerados durante um semestre em uma turma de português básico de uma universidade privada localizada nos Estados Unidos, a partir da utilização de três instrumentos distintos: a aplicação de questionários com os sujeitos aprendizes, anotações de campo de aulas observadas e entrevista com a professora da turma em questão. Os resultados deste trabalho apontam para a necessidade de se considerar, de forma mais detalhada, o papel que tanto materiais didáticos potencialmente interculturais quanto crenças sobre as línguas-culturas em interação desempenham no processo de aprendizagem e seu reflexo na prática de professores de PFOL. Além disso, aponta para a importância de se estudar a língua portuguesa dentro de um paradigma contemporâneo de pesquisa, que considere as diferentes realidades da língua em seus mais variados contextos.
The learning of a foreign language (FL) not only contributes to the acquisition of linguistic knowledge but it also provides subjects with the possibility to dialogue and understand “otherness” once they are frequently confronted with people who think, act and hold varied beliefs about how the language-cultures work. The concept of “beliefs” has been an important topic of investigation for more than twenty years in Brazil and in the world (BARCELOS, 2001, 2004), and it has also helped researches to better understand the process of teaching and learning languages. In more contemporary investigations, in addition to reflecting on the beliefs that teachers and students hold, it has started to analyze the process of teaching and learning more holistically and drawn the attention to the participation of other equally important elements of this process, such as the use of teaching materials. From this point of view, this research seeks to contribute to the development of studies that investigate the beliefs beyond its cognitive aspects, and take into consideration a culturally sensitive perspective, where the intrinsic relationship between language and culture is emphasized (KRAMSCH, 1998; MENDES, 2004). In this regard, the goal of this research was to investigate the role played by beliefs about language-culture that are in interaction in a Portuguese to speakers of other languages (PSOL) class and potentially intercultural teaching materials in the process of teaching and learning. The data were collected during one semester in an elementary Portuguese course taught in a private university in the US through the use of three different research instruments: the application of questionnaires to the research subjects, field notes from the observation of classes and an interview conducted with the teacher of the course. The results of this research indicate the need to take into account, in a more detailed way, the roles of both teaching materials that seek to be intercultural and beliefs about language-cultures in the process of learning and their impact on the practices of teachers of PSOL. Besides that, this study proposes directions for research on the importance of studying the Portuguese language within a more contemporary paradigm that entails the different realities of the language in its diverse contexts.
Palavras-chave: Crenças
Língua-cultura
Materiais didáticos
Português para falantes de outras línguas
CNPq: Letras
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26418
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versao_final_dissertacao.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.