https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26384
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Crianças com paralisia cerebral e SUS: o que diz a literatura? |
Autor(es): | Santos, Fernanda Carvalho Barbosa |
Autor(es): | Santos, Fernanda Carvalho Barbosa |
Abstract: | O Sistema Único de Saúde (SUS) vem passando por um processo de conso- lidação cujas bases políticas e doutrinárias foram estabelecidas na Constituição Federal de 1988. Nesta, o direito à saúde é considerado um direito de cidadania, sendo o Estado responsável em garantir a universalidade, equidade e integralidade no acesso da popula- ção às ações e serviços de saúde (PINTO & TEIXEIRA, 2011). O antigo modelo de saúde médico hegemônico e sanitarista funcionava a- través de níveis de atenção, os quais se organizavam de maneira fragmentada, sem arti- culação, limitando a atuação dos profissionais (FRANCO, 2004). Para diminuir a aten- ção descontinuada o Ministério da Saúde, em 2010, lançou a portaria GM nº4.279/2010, contendo uma nova organização de ações e serviços de saúde, as Redes de Atenção à Saúde (RAS), que são consideradas “arranjos organizativos de ações e servi- ços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de siste- mas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado” (BRASIL, 2010). |
Palavras-chave: | Sistema Único de Saúde fonoaudiologia |
CNPq: | CIÊNCIAS DA SAÚDE |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | ICS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26384 |
Data do documento: | 10-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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