Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26372
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação das escolas que possuem estudantes surdos em Salvador: estudo de um recorte
Autor(es): Sarmento, Larissa Messias
Autor(es): Sarmento, Larissa Messias
Abstract: Caracterizar um recorte de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia que possuam estudantes surdos matriculados identificando a organização escolar, incluindo autodenominação, presença de intérpretes, Sala de Recursos Multifuncionais, conhecimento de Libras dos professores, inserção educacional e quantidade de alunos surdos matriculados. Métodos: Este estudo possui uma abordagem quantitativa e qualitativa tendo como principais participantes três Escolas Municipais e seis Escolas Estaduais. As informações utilizadas fazem parte do banco de dados do Projeto PAIS – Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte à familiares de surdos e os dados foram coletados no período de Setembro à Dezembro de 2017 Resultados: Os resultados mostram que a caracterização das escolas está de acordo com o esperado pela Legislação e Sistema Educacional Brasileiro. Com relação à presença de intérpretes ainda é inferior ao necessário, assim como o número de professores que possuem algum conhecimento de Libras não é suficiente para a quantidade de alunos matriculados, sendo no ano de 2017 um total de 188 alunos surdos nas nove escolas investigadas por este trabalho. Conclusão: Conclui-se que o espaço educacional existente na cidade de Salvador ainda não se configura como o ideal para o processo e progresso do estudante surdo devido à falta de preparo das instituições e dos profissionais que lidam diretamente com a educação dos mesmos. Ou seja, a caracterização das Escolas Municipais e Estaduais não estão de acordo com o almejado pela comunidade surda, já que não possui um ambiente educacional que leva em consideração a especificidade do aluno surdo.
Palavras-chave: Educação
Surdez
Fonoaudiologia
CNPq: CIÊNCIAS DA SAÚDE
País: Brasil
Sigla da Instituição: ICS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26372
Data do documento: 10-Jul-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Fonoaudiologia (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017.2 LARISSA MESSIAS SARMENTO.pdf562,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.