Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26208
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Alguns condicionantes do ambiente institucional da filière das plantas medicinais no Brasil
Autor : Rezende, Enio Antunes
Ribeiro, Maria Teresa Franco
metadata.dc.creator: Rezende, Enio Antunes
Ribeiro, Maria Teresa Franco
Resumen : Este artigo busca divulgar os resultados da dissertação "A Filière das Plantas Medicinais no Brasil – Um Breve Recorte a Partir de Abordagens Econômicas Dinâmicas". Seu foco é a percepção do ambiente institucional dessa filière através de atores entrevistados. As abordagens empregadas foram a Teoria dos Custos de Transação, a Teoria Evolucionista e a Teoria da Coerência Corporativa. As técnicas empregadas na coleta de dados foram a entrevista e a observação não-participante. Auferiu-se que os dois fatores que mais afetam os custos de transação e que acabam por definir a escolha dos arranjos contratuais pelas firmas na amostra da filière estudada são a incerteza e a especificidade de ativos. Conclui se que existe uma assimetria de informações e ativos específicos entre os atores da filière, o que possibilita a apropriação iníqua dos ganhos por atores com maior poder de barganha, devido a uma disfunção reguladora e indutora do desenvolvimento na esfera institucional.
Palabras clave : Condicionantes
Ambiente institucional
Filière das plantas medicinais
Brasil
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26208
Fecha de publicación : 2003
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Alguns condicionantes do ambiente institucional da filière das plantas medicinais no Brasil.pdf172,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.