Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26026
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Potencial das tecnologias sociais para o enfrentamento das mudanças climáticas e para a promoção desenvolvimento humano: um olhar sobre o semiárido baiano
Autor(es): Ventura, Andréa Cardoso
Fernández García, Luz María
Trujillo, Rebecca
Andrade, José Célio Silveira
Autor(es): Ventura, Andréa Cardoso
Fernández García, Luz María
Trujillo, Rebecca
Andrade, José Célio Silveira
Abstract: O mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) foi desenhado pelo Protocolo de Kyoto com um duplo objetivo: ajudar os países desenvolvidos a cumprir seus objetivos de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e apoiar os países em desenvolvimento a obter desenvolvimento sustentável. Como resposta a muitas das críticas em relação à escassa contribuição dos MDL ao desenvolvimento humano, o presente artigo indaga o potencial das tecnologias sociais (TS) para se transformar em instrumentos efetivos de mitigação e/ou adaptação frente às mudanças climáticas no semiárido baiano. Como parte da metodologia, o artigo apresenta uma ferramenta analítica baseada em três filtros independentes. Os resultados destacam o grande potencial apresentado pelas TS, concluindo pela necessidade de discussão sobre sua incorporação no quadro de futuros instrumentos do regime climático pós-Kyoto.
Palavras-chave: Tecnologias sociais
Mudanças climáticas
Desenvolvimento humano
Mecanismos de desenvolvimento limpo
Semiárido baiano
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26026
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.