Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25955
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Corpos-objetos: Uma Relação entre a Condição Feminina nos Contos Miss Algrave e A Língua do ‘P’ e a Realidade de uma Sociedade Patriarcalmente Estruturada
Autor(es): Souza, Ludmila Régis Rodrigues de
Autor(es): Souza, Ludmila Régis Rodrigues de
Abstract: Este trabalho se dedica ao estudo da relação entre o corpo feminino e a sociedade patriarcal em que está imerso, a partir dos contos Miss Algrave e A língua do “P”, ambos presentes no livro A via crucis do corpo, de Clarice Lispector, publicado em 1974. Usando O segundo sexo, livro publicado em 1949 por Simone de Beauvoir, como principal aporte teórico, costuram-se também a essa reflexão autoras contemporâneas que versam sobre a condição feminina, no sentido de apresentar um corpo que é histórico, social e estruturalmente silenciado e oprimido. Parte-se dos contos e, portanto, de duas grandes questões que os atravessam: a prostituição e o estupro. Buscou-se aqui entender como ambas as questões se conectam, reconhecendo a prostituição como exploração sexual e o estupro como tática patriarcal de domínio e opressão, de maneira que se mostram articuladas em função de assegurar a manutenção dos corpos femininos como propriedades masculinas.
Palavras-chave: Corpo Feminino
Prostituição
Estupro
Patriarcado
Clarice Lispector
CNPq: Letras - Literatura Brasileira
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25955
Data do documento: 9-Mai-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Ludmila Rodrigues. Última versão..pdf842,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.