Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25765
Tipo: Dissertação
Título: O Segmento Musical Independente em Salvador e a Cultura Digital: Um Panorama Sobre os Meios de Produção na Primeira Década da Música Online
Autor(es): Cruz, Ivana Vivas da
Autor(es): Cruz, Ivana Vivas da
Abstract: Esta dissertação apresenta um panorama do mercado da música independente na cidade de Salvador, na Bahia, e discute a repercussão das novas tecnologias e das mídias digitais para a produção e distribuição de fonogramas em sua cena musical. A pesquisa traz uma breve abordagem sobre os diversos equipamentos e formatos que transitaram pelo mercado ao longo do século XX até os anos 2000, e indica quais foram as principais mudanças promovidas na cadeia produtiva do mercado fonográfico. Observamos a relação intrínseca entre música e tecnologia e ainda de que forma a indústria do disco, representada pelas grandes gravadoras multinacionais, se apropriou e se adaptou às constantes modificações tecnológicas. Para compreender a cena musical de Salvador, enfocamos as principais discussões sobre música independente, mercado fonográfico e tecnologias digitais e traçamos um paralelo com o mercado fonográfico mainstream e indie no Brasil. A investigação realizada apresenta um estudo de caso com três artistas locais, que expuseram suas experiências e perspectivas artísticas sobre o uso das novas tecnologias digitais.
Palavras-chave: Música
Inovações tecnológicas
Internet
Indústria musical
Cultura Digital
Música online
Música independente
Mercado fonográfico
CNPq: Ciências sociais aplicadas
Comunicação
Cultura Digital
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25765
Data do documento: 13-Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_ivana_vivas.pdf89,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.