https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25521
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Concepções, práticas e desafios na formação do professor: examinando o caso do ensino superior de administração no Brasil |
Autor(es): | Souza-Silva, Jader C. de Davel, Eduardo Paes Barreto |
Autor(es): | Souza-Silva, Jader C. de Davel, Eduardo Paes Barreto |
Abstract: | O principal propósito deste artigo é investigar o processo de formação do professor em Administração no Brasil e, mais particularmente, as concepções, as práticas e os desafios que envolvem tal formação. A pesquisa, de natureza qualitativa, sustenta-se na análise de discurso oriundo de entrevistas semi-estruturadas realizadas junto aos representantes de entidades responsáveis pelo fomento e regulação do ensino superior de Administração no Brasil. Os resultados da pesquisa indicam significativa carência de políticas de formação do professor no ensino de Administração no Brasil, tanto por parte do governo quanto por parte das organizações de ensino superior em Administração. No entanto, também verificamos algumas iniciativas fecundas relacionadas à formação do professor em Administração que decorrem de parcerias interinstitucionais. Concepções e práticas da formação do professor convergem ao favorecer uma visão tradicional da aprendizagem como transferência hierárquica do conhecimento explícito. Convergem, também, ao ignorar a dimensão sócio-prática da aprendizagem em ações e programas formalmente institucionalizados. |
Palavras-chave: | Processo de formação do professor Concepções Práticas Desafios Ensino superior de Administração |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25521 |
Data do documento: | 2005 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Concepções, práticas e desafios na formação do professor examinando o caso do ensino superior de administração no Brasil.pdf | 172,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.