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http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25387
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Title: | As coisas e o ensino de violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da educação a distância |
Authors: | Westermann, Bruno |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
Keywords: | Música - instrução e ensino;Violão - estudo e ensino |
Issue Date: | 28-Feb-2018 |
Abstract: | O presente trabalho em como objeto de pesquisa a disciplina de violão do curso de
licenciatura em música a distância da UFRGS, ofertado entre os anos de 2008 e 2012. O
objetivo da pesquisa é identificar se a utilização de recursos tecnológicos digitais
influenciou de maneira relevante as características da interdisciplina Seminário
Integrador – Violão em algum momento da sua oferta no referido curso. O objeto é
analisado à luz da Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010; FENWICK;
EDWARDS, 2010), relacionando-a ao contexto da cibercultura (LEMOS, 2013a;
2013b; BELL, 2001; LÉVY, 1999; 2002) e das tecnologias aplicadas ao ensino de
música. A concepção metodológica do trabalho é a Cartografia de Controvérsia
(LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010), metodologia sugerida aos trabalhos quando se
trabalha com a Teoria Ator-Rede. A primeira etapa da pesquisa envolveu utilização de
técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; BAUER, 2007) aplicadas às Unidades
de Estudos, estrutura de material didático adotada no curso estudado, com o objetivo de
identificar características e mudanças sofridas por esta interdisciplina ao longo do curso.
Na segunda etapa, a partir dos resultados da primeira, foram feitas entrevistas com os
sujeitos envolvidos com a produção destes materiais, procurando identificar os
elementos que influenciaram nas referidas características e mudanças. Ao final do
trabalho são identificados os principais elementos responsáveis pelas características e
mudanças identificadas e, na conclusão do trabalho, são destacados dentro destes
elementos, quais deles se relacionam diretamente com o contexto das tecnologias e da
internet. Os resultados desta pesquisa indicam que muitas das características desta
interdisciplina foram influenciadas por elementos tecnológicos, mas estas giram em
torno dos formatos de disponibilização dos materiais, organização e distribuição dos
conteúdos. Não foram verificadas mudanças significativas no que diz respeito à maneira
de ensinar violão, estratégias de ensino e conteúdos a serem abordados, influenciados
pelos recursos tecnológicos. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25387 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado (PPGMUS)
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