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dc.contributor.advisorTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.authorWestermann, Bruno-
dc.creatorWestermann, Bruno-
dc.date.accessioned2018-02-28T12:56:58Z-
dc.date.available2018-02-28T12:56:58Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.date.submitted2017-08-31-
dc.identifier.otherW527-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25387-
dc.description.abstractO presente trabalho em como objeto de pesquisa a disciplina de violão do curso de licenciatura em música a distância da UFRGS, ofertado entre os anos de 2008 e 2012. O objetivo da pesquisa é identificar se a utilização de recursos tecnológicos digitais influenciou de maneira relevante as características da interdisciplina Seminário Integrador – Violão em algum momento da sua oferta no referido curso. O objeto é analisado à luz da Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010; FENWICK; EDWARDS, 2010), relacionando-a ao contexto da cibercultura (LEMOS, 2013a; 2013b; BELL, 2001; LÉVY, 1999; 2002) e das tecnologias aplicadas ao ensino de música. A concepção metodológica do trabalho é a Cartografia de Controvérsia (LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010), metodologia sugerida aos trabalhos quando se trabalha com a Teoria Ator-Rede. A primeira etapa da pesquisa envolveu utilização de técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; BAUER, 2007) aplicadas às Unidades de Estudos, estrutura de material didático adotada no curso estudado, com o objetivo de identificar características e mudanças sofridas por esta interdisciplina ao longo do curso. Na segunda etapa, a partir dos resultados da primeira, foram feitas entrevistas com os sujeitos envolvidos com a produção destes materiais, procurando identificar os elementos que influenciaram nas referidas características e mudanças. Ao final do trabalho são identificados os principais elementos responsáveis pelas características e mudanças identificadas e, na conclusão do trabalho, são destacados dentro destes elementos, quais deles se relacionam diretamente com o contexto das tecnologias e da internet. Os resultados desta pesquisa indicam que muitas das características desta interdisciplina foram influenciadas por elementos tecnológicos, mas estas giram em torno dos formatos de disponibilização dos materiais, organização e distribuição dos conteúdos. Não foram verificadas mudanças significativas no que diz respeito à maneira de ensinar violão, estratégias de ensino e conteúdos a serem abordados, influenciados pelos recursos tecnológicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - instrução e ensinopt_BR
dc.subjectViolão - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAs coisas e o ensino de violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da educação a distânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesNunes, Helena de Souza-
dc.contributor.refereesBraga, Simone Marques-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.refereesAlmeida, Luciano André da Silva-
dc.publisher.departamentEscola da Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
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