Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.author | Westermann, Bruno | - |
dc.creator | Westermann, Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T12:56:58Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T12:56:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.date.submitted | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.other | W527 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25387 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho em como objeto de pesquisa a disciplina de violão do curso de licenciatura em música a distância da UFRGS, ofertado entre os anos de 2008 e 2012. O objetivo da pesquisa é identificar se a utilização de recursos tecnológicos digitais influenciou de maneira relevante as características da interdisciplina Seminário Integrador – Violão em algum momento da sua oferta no referido curso. O objeto é analisado à luz da Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010; FENWICK; EDWARDS, 2010), relacionando-a ao contexto da cibercultura (LEMOS, 2013a; 2013b; BELL, 2001; LÉVY, 1999; 2002) e das tecnologias aplicadas ao ensino de música. A concepção metodológica do trabalho é a Cartografia de Controvérsia (LATOUR, 2012; VENTURINI, 2010), metodologia sugerida aos trabalhos quando se trabalha com a Teoria Ator-Rede. A primeira etapa da pesquisa envolveu utilização de técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; BAUER, 2007) aplicadas às Unidades de Estudos, estrutura de material didático adotada no curso estudado, com o objetivo de identificar características e mudanças sofridas por esta interdisciplina ao longo do curso. Na segunda etapa, a partir dos resultados da primeira, foram feitas entrevistas com os sujeitos envolvidos com a produção destes materiais, procurando identificar os elementos que influenciaram nas referidas características e mudanças. Ao final do trabalho são identificados os principais elementos responsáveis pelas características e mudanças identificadas e, na conclusão do trabalho, são destacados dentro destes elementos, quais deles se relacionam diretamente com o contexto das tecnologias e da internet. Os resultados desta pesquisa indicam que muitas das características desta interdisciplina foram influenciadas por elementos tecnológicos, mas estas giram em torno dos formatos de disponibilização dos materiais, organização e distribuição dos conteúdos. Não foram verificadas mudanças significativas no que diz respeito à maneira de ensinar violão, estratégias de ensino e conteúdos a serem abordados, influenciados pelos recursos tecnológicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música - instrução e ensino | pt_BR |
dc.subject | Violão - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | As coisas e o ensino de violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da educação a distância | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nunes, Helena de Souza | - |
dc.contributor.referees | Braga, Simone Marques | - |
dc.contributor.referees | Barbosa, Joel Luís da Silva | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Luciano André da Silva | - |
dc.publisher.departament | Escola da Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes/Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese4.pdf | 2,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.