DSpace

RI UFBA >
Escola de Música >
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) >
Dissertações de Mestrado (PPGMUS) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25386

Title: Processo Composicional de Microcanções CDG na Escola Básica: Do ter aprendido ao querer ensinar
Authors: Duarte, Katia
???metadata.dc.contributor.advisor???: Nunes, Helena
Keywords: Música - instrução e ensino;Música (Composição);Formação de Professores de Música
Issue Date: 28-Feb-2018
Abstract: O objetivo desta investigação foi formular ideias musicopedagógicas subsidiárias à eventual ampliação do método compositivo de Microcanções CDG, originalmente desenvolvido para o contexto de formação de professores, a fim de que ele se torne aplicável também na sala de aula da Escola Básica. Tais ideias passam pela capacidade docente de transferir suas próprias experiências de aprendiz. A metodologia incluiu Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental e Pesquisa-Ação com observação direta intensiva, conforme os objetivos específicos a serem alcançados em cada um de seus três capítulos. No primeiro, resgatou-se a literatura referente a processos compositivos de canções escolares, no Brasil, com ênfase no ensino das Microcanções CDG aplicado no PROLICENMUS; no segundo, formulou-se uma proposta de transposição da linguagem destinada aos adultos sobre o processo MC_CDG para uma linguagem infantil destinada à Escola Básica do Ensino Fundamental I; e, no terceiro, extraiu-se, da experiência, aspectos pertinentes ao aprimoramento do desempenho profissional do professor da Escola Básica, na criação de Microcanções CDG em sua sala de aula. A pesquisa indagava pelos saberes necessários ao professor de Música, para que ele fosse capaz de se transformar, de alguém que esteve imerso no processo de composição da MC_CDG no PROLICENMUS como aluno, num formador dessa mesma proposta metodológica. A partir do levantamento e da análise dos dados obtidos durante essa experiência de compor com crianças, concluiu-se que tais saberes pertencem a três naturezas distintas e complementares: musical, tecnológica e pedagógica.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25386
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGMUS)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Katia_Duarte_28_agosto_2017_impressão_capa_dura.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA