Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25185
Tipo: Tese
Título: A construção do discurso informativo na relação entre assessoria de imprensa e jornalismo: apontamentos metodológicos para análise
Autor(es): Sampaio, Claudiane de Oliveira Carvalho
Autor(es): Sampaio, Claudiane de Oliveira Carvalho
Abstract: Este trabalho tem a proposta de apresentar um aporte metodológico, que viabilize a análise do discurso informativo, construído na relação entre assessoria de imprensa e redação jornalística. A partir do domínio da Análise do Discurso, o estudo se inscreve no questionamento em torno da construção do sentido e recorre à Hermenêutica de Paul Ricoeur, para ir além das abordagens imanentistas, considerando, pois, os elementos intralinguisticos e extralinguísticos, modulados nas condições de produção e reconhecimento. Pelo viéis de que a produção do sentido ocorre na articulação entre os processos de transação e transformação, a pesquisa contempla as zonas de interseção entre os ciclos de produção do acontecimento na assessoria de imprensa e no jornalismo. Este território comum de interesses, critérios, rotinas e práticas é mapeado, a partir da averiguação das zonas intersectivas postuladas na relação entre: a) o discurso informativo estratégico e o discurso informativo jornalístico e b)ocontrato de comunicação entre assessoria de imprensa- redação jornalística, de um lado, e o contrato entre veículo jornalístico-leitor, do outro. O acontecimento configurado, a notícia, é o resultado dos percursos miméticos, uma vez que este acontecimento narrado constitui uma espessura espaço temporal. E esta noção que serve de gancho teórico para abordar os processos de seleção, construção e agendamento, inerentes a processo evenemencial, quando este concerne ao contato entre a comunicação organizacional da assessoria e o jornalimo. O trabalho articula, portanto, através das noções de discurso informativo e configuração do acontecimento, os aportes teóricos da Análise do Discurso, da Hermenêutica ricoeuriana e das teorias do jornalismo, a fim de apresentar apontamentos metodológicos para análise do discurso, que se se constrói a partir de relações intrecontratuais e zonas de interseção.
Palavras-chave: Discurso informativo
Assessoria de imprensa
Jornalismo
Círculo hemenêutico
Contrato
CNPq: Comunicação e Culturas Contemporâneas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25185
Data do documento: 23-Jan-2018
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO. Claudiane_tese_homologação.pdf16,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.