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Title: Internacionalização e imigração no contexto das pequenas e médias empresas
Authors: Seifriz, Marco Antônio
???metadata.dc.contributor.advisor???: Gondim, Sonia Maria Guedes
Keywords: Comércio internacional;Internacionalização de empresas;Imigração;Pequenas e médias empresas
Issue Date: 23-Nov-2017
Abstract: O ambiente empresarial vem assistindo a consolidação de tendências como a desregulamentação e o incremento do comércio internacional, a intensa movimentação de capitais entre os países e a integração de economias regionais. É dentro deste cenário dinâmico e complexo que um número, cada vez maior, de empresas, se vê compelida a buscar um espaço em mercados estrangeiros. Particularmente, a recente inserção internacional de pequenas e médias empresas (PMEs) ocorrida a partir da década de 1990, vem chamando a atenção da produção acadêmica pelo surgimento de novas correntes teóricas da internacionalização como a abordagem de networks e o empreendedorismo internacional. Estudos apontam que é expressivo o ingresso de novas PMEs em mercados estrangeiros, investigando os fatores que condicionam o sucesso destas empresas em perceber no seu processo de internacionalização uma efetiva estratégia de negócio. Dentre estes fatores, destaca-se o estabelecimento de redes de relacionamento entre PMEs na obtenção de informações sobre oportunidades de negócios além-fronteira. Este estudo analisa de que modo os laços formados entre empresários descendentes de imigrantes europeus e empresários europeus estão associados ao processo de internacionalização de PMEs locais. Parte-se da suposição que estas comunidades tendem a operar sob a lógica de redes baseadas em laços familiares e culturais, gerando uma dinâmica de compartilhamento de recursos, informações e expertises que são decisivas na exploração de mercados estrangeiros. Para isto, utiliza-se como referência teórica a abordagem do processo de internacionalização de empresas segundo o modelo Uppsala com ênfase em networks. A coleta de dados foi feita por meio de questionário eletrônico respondido por dirigentes de PMEs exportadoras, com o objetivo de identificar o grau de internacionalização e suas relações com laços familiares e culturais. A análise dos dados coletados a partir de uma amostra de 71 PMEs revelou indícios de que esses laços são relevantes para a expansão internacional destas empresas. Os estudos sobre internacionalização de PMEs brasileiras ainda são escassos. Este estudo busca, sobretudo, diminuir algumas lacunas de conhecimento sobre a relação entre as PMEs e o comércio internacional.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24655
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