Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGondim, Sonia Maria Guedes-
dc.contributor.authorSeifriz, Marco Antônio-
dc.creatorSeifriz, Marco Antônio-
dc.date.accessioned2017-11-23T17:34:48Z-
dc.date.available2017-11-23T17:34:48Z-
dc.date.issued2017-11-23-
dc.date.submitted2012-05-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24655-
dc.description.abstractO ambiente empresarial vem assistindo a consolidação de tendências como a desregulamentação e o incremento do comércio internacional, a intensa movimentação de capitais entre os países e a integração de economias regionais. É dentro deste cenário dinâmico e complexo que um número, cada vez maior, de empresas, se vê compelida a buscar um espaço em mercados estrangeiros. Particularmente, a recente inserção internacional de pequenas e médias empresas (PMEs) ocorrida a partir da década de 1990, vem chamando a atenção da produção acadêmica pelo surgimento de novas correntes teóricas da internacionalização como a abordagem de networks e o empreendedorismo internacional. Estudos apontam que é expressivo o ingresso de novas PMEs em mercados estrangeiros, investigando os fatores que condicionam o sucesso destas empresas em perceber no seu processo de internacionalização uma efetiva estratégia de negócio. Dentre estes fatores, destaca-se o estabelecimento de redes de relacionamento entre PMEs na obtenção de informações sobre oportunidades de negócios além-fronteira. Este estudo analisa de que modo os laços formados entre empresários descendentes de imigrantes europeus e empresários europeus estão associados ao processo de internacionalização de PMEs locais. Parte-se da suposição que estas comunidades tendem a operar sob a lógica de redes baseadas em laços familiares e culturais, gerando uma dinâmica de compartilhamento de recursos, informações e expertises que são decisivas na exploração de mercados estrangeiros. Para isto, utiliza-se como referência teórica a abordagem do processo de internacionalização de empresas segundo o modelo Uppsala com ênfase em networks. A coleta de dados foi feita por meio de questionário eletrônico respondido por dirigentes de PMEs exportadoras, com o objetivo de identificar o grau de internacionalização e suas relações com laços familiares e culturais. A análise dos dados coletados a partir de uma amostra de 71 PMEs revelou indícios de que esses laços são relevantes para a expansão internacional destas empresas. Os estudos sobre internacionalização de PMEs brasileiras ainda são escassos. Este estudo busca, sobretudo, diminuir algumas lacunas de conhecimento sobre a relação entre as PMEs e o comércio internacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectInternacionalização de empresaspt_BR
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleInternacionalização e imigração no contexto das pequenas e médias empresaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesQuintela, Rogério Ermida-
dc.contributor.refereesAlperstedt, Graziela Dias-
dc.contributor.refereesSouza, Elizabeth Loiola da Cruz-
dc.contributor.refereesMonteiro, Augusto de Oliveira-
dc.contributor.refereesCabral, Sandro-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.