Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24320
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um método molecular rápido para avaliação da viabilidade de bactérias redutoras de sulfato e sua utilização na seleção de biocidas
Autor(es): Sampaio, Igor Carvalho Fontes
Autor(es): Sampaio, Igor Carvalho Fontes
Abstract: Bactérias redutoras de sulfato são organismos nocivos à indústria de petróleo, pois produzem sulfeto de hidrogênio que acidifica os reservatórios (souring), aumenta a concentração de enxofre e dessa forma reduz a qualidade do óleo extraído e também são responsáveis pela corrosão influenciada microbiologicamente, a qual gera prejuízos estimados de 276 bilhões de dólares por ano apenas nos Estados Unidos. Os métodos rotineiramente utilizados para detectar e quantificar esses organismos são trabalhosos e envolvem longos períodos. Foi desenvolvida uma metodologia de real time PCR (qPCR) associada a monoazida de propídio (PMA) para a avaliação da viabilidade da bactéria redutora de sulfato Desulfovibrio vulgaris, a qual foi submetida a um tratamento térmico de letalidade bem como após a aplicação de ácido tricloroisocianúrico (TCICA) nas concentrações de 500, 50 e 5 ppm. Após otimizada a metodologia de PMA-qPCR para essa espécie, foi possível detectar reduções de 3 Log com amostras contendo 105–108 bactérias submetidas ao tratamento térmico e 50 μM de PMA. Esse resultado corresponde a redução de 99,9% das bactérias presentes nas amostras. Quando as culturas foram expostas ao biocida TCICA, não houve redução estatisticamente significativa nas três concentrações testadas. A qPCR desenhada para o estudo apresentou boa eficiência (96-100%), sendo que os resultados obtidos pela técnica do número mais provável não diferiram dos da qPCR (p > 0,05). Os resultados obtidos sugerem que a metodologia de PMA-qPCR é um método rápido para quantificação de viabilidade microbiana em amostras de Desulfovibrio vulgaris pouco concentradas.
Palavras-chave: Bactéria redutora de sulfato
Real time PCR
Monoazida de propídio
Quantificação de BRS
Número mais provável.
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Biotecnologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24320
Data do documento: 3-Out-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGBiotec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ICS_ Igor Carvalho Fontes Sampaio.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.