Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24263
Tipo: Dissertação
Título: TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
Autor(es): LEMOS, TAIANA SOUZA
Autor(es): LEMOS, TAIANA SOUZA
Abstract: Esta dissertação de mestrado apresenta uma experiência teórico-prática com a técnica do Teatro Invisível (TI) e o Método Teatro do Oprimido (TO), realizada em formato de oficina para estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado na região central da cidade de Salvador. Discute as potencialidades performativas ligadas ao TI, apresentando o conceito de Teatro Essencial como fundamentação para a compreensão acerca do aspecto da invisibilidade. Propõe uma reflexão sobre a tríade ator, personagem e espectador, numa reflexão ancorada na simultaneidade do exercício dessas três funções teatrais como aspecto próprio da experiência prática em TI. Discorre sobre o Teatro nas estruturas curriculares de educação e a articulação do ensino de Teatro do Oprimido a outras práticas teatrais como os jogos teatrais e improvisacionais do método elaborado por Viola Spolin. Apresenta perspectivas de aplicação da técnica de Teatro Invisível e a estrutura metodológica utilizada na oficina ofertada ao grupo de estudantes, argumentando sobre a utilização dos joguexercícios e a estrutura de criação e montagem de cenas como recursos impulsionadores para as discussões de ordem crítica acerca das opressões debatidas no contexto escolar. Por fim, problematiza os conceitos de Ética e Verdade subjacentes à prática do Teatro Invisível de maneira particular e à Poética do Oprimido numa perspectiva geral.
This master's dissertation presents a theoretical-practical experience with the technique of the Invisible Theater (TI) and the Method Theater of the Oppressed (TO), performed in a workshop format for high school students of the Mário Augusto Teixeira de Freitas State College, located in Central region of the city of Salvador. It discusses the performative potentialities associated with IT, presenting the concept of Essential Theater as a basis for understanding the aspect of invisibility. It proposes a reflection on the triad actor, character and spectator, in a reflection anchored in the simultaneity of the exercise of these three theatrical functions as an aspect of practical experience in IT. It talks about the Theater in the curricular structures of education and the articulation of the teaching of Theater of the Oppressed to other theatrical practices like the theatrical and improvisational plays of the method elaborated by Viola Spolin. It presents perspectives for the application of the Invisible Theater technique and the methodological structure used in the workshop offered to the group of students, arguing about the use of games and the structure of creation and assembly of scenes as the driving force for critical discussions about the oppressions debated in the school context. Finally, he problematizes the concepts of Ethics and Truth that underlie the practice of the Invisible Theater in a particular way and the Poetics of the Oppressed in a general perspective.
Palavras-chave: TEATRO INVISÍVEL
TEATRO DO OPRIMIDO
ESCOLA
CNPq: TEATRO
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGAC
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24263
Data do documento: 28-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEATRO INVISÍVEL COMO EXPERIÊNCIA NA ESCOLA.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.