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Title: O caráter crítico-construtivo das reflexões de Nietzsche sobre o conhecimento
Authors: Oliveira, Monica Souza de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Salviano, Jarlee Oliveira Silva
Keywords: Nietzsche, Friedrich Wilhelm - 1844-1900.;Conhecimento.;Vida.;Perspectiva (Filosofia).
Issue Date: 11-Aug-2017
Abstract: O propósito geral do trabalho consiste em analisar a temática do conhecimento na obra nietzschiana. Em uma vertente negativa, a filosofia de Nietzsche opera uma ousada crítica ao modelo especulativo tradicional de conhecimento. Trata-se, em geral, de especificar que, longe de atingir a essência da realidade, o conhecimento é fruto de uma perspectiva profundamente humana. Em uma face positiva, a filosofia nietzschiana evidencia que o ato de conhecer obedece a propósitos estritamente humanos de conservação e preservação da existência. Mas, a filosofia de Nietzsche não se coloca em defesa de um tipo de conhecimento que visa unicamente a conservação da vida, e sim a favor de uma nova perspectiva que promova a sua intensificação. É, pois, sob tal ótica que pensador alemão pondera a respeito dos novos filósofos que, no fundo, afirmarão a vida e seu fluxo constante.
The general purpose of the work is to analyze the thematic of knowledge in Nietzsche's work. On a negative side, the philosophy of Nietzsche operates a bold critique of the traditional speculative model of knowledge. In general, it is necessary to specify that, far from achieving the essence of reality, knowledge comes from a deeply human perspective. In a positive face, Nietzsche's philosophy shows that the act of knowing obeys to strictly human purposes of conservation and preservation of existence. But Nietzsche's philosophy does not stand in defense of a kind of knowledge which aims solely preserving life, but in favor of a new perspective that promotes the vital intensification. It is, therefore, under such a view that the German thinker ponder about the new philosophers who, in the end, will affirm life and its constant flow.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23953
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