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Title: | Impacto dos cursos técnicos integrados e subsequentes na vida profissional dos egressos: reflexos do primeiro quinquênio do IFBA – Campus Porto Seguro. |
Authors: | Raykil, Eladyr Boaventura |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Paixão, Roberto Brazileiro |
Keywords: | Cursos técnicos;Avaliação;Impacto;Egressos |
Issue Date: | 10-Aug-2017 |
Abstract: | Avaliar o impacto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na vida
profissional dos egressos possibilita conhecer se há lacunas entre o texto e o
contexto da política. O IFBA Campus Porto Seguro (IFBA PS) completou em 2013
seu primeiro quinquênio de atuação. Para conhecer os impactos dos cursos na vida
profissional dos egressos, efetuou-se este estudo, o qual teve como objetivo geral
analisar como os egressos do IFBA PS avaliam o impacto dos cursos técnicos
integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e Informática em sua
vida profissional. Definiu-se como objetivos específicos: a) identificar evidências de
impactos na situação profissional dos egressos, com base na percepção dos
mesmos; e b) verificar se os impactos apontados pelos egressos refletem a
finalidade do IFBA conforme previsto na Lei 11.892, art. 6º, inciso I, o qual preconiza
que os institutos federais devem ofertar educação profissional e tecnológica,
formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional com ênfase no
desenvolvimento socioeconômico local (BRASIL, 2008). Optou-se por enveredar
numa avaliação de impacto (COHEN; FRANCO, 2011; DRAIBE, 2001; BAUER,
2010) com características de avaliação centrada nos participantes (WORTHEN;
SANDERS; FITZPATRICK, 2004). Foram levantadas as percepções dos egressos
dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e
Informática do IFBA PS, participantes no período de 2008 a 2013. Os dados foram
coletados através de questionários (QUIVY E CAMPENHOUDT, 1998), os
depoimentos foram organizados e analisados na perspectiva do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE; TEIXEIRA, 2000). Os DSCs revelam que o
egresso considera o IFBA PS uma instituição ofertante de ensino de qualidade, que
contribuiu na orientação vocacional e que colabora nos processos seletivos para
acesso ao ensino superior; destacam, porém que os cursos do IFBA PS não
condizem com arranjos sócio-produtivos e demandas locais, o que dificulta a
inserção do técnico de nível médio em postos de trabalho inerentes à área de
formação. Apontam deficiências nos cursos, especialmente nas disciplinas técnicas,
falhas nas aulas práticas e falta de apoio para a realização de estágio além da falta
de valorização e reconhecimento da relevância da atuação do profissional técnico de
nível médio por parte do empresariado local e atribuem este fato a ausência de
comunicação e interação da escola com a comunidade, evidenciando a falta de
encaixe institucional e a incoerência da política pública ao contexto. Avaliar o impacto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na vida
profissional dos egressos possibilita conhecer se há lacunas entre o texto e o
contexto da política. O IFBA Campus Porto Seguro (IFBA PS) completou em 2013
seu primeiro quinquênio de atuação. Para conhecer os impactos dos cursos na vida
profissional dos egressos, efetuou-se este estudo, o qual teve como objetivo geral
analisar como os egressos do IFBA PS avaliam o impacto dos cursos técnicos
integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e Informática em sua
vida profissional. Definiu-se como objetivos específicos: a) identificar evidências de
impactos na situação profissional dos egressos, com base na percepção dos
mesmos; e b) verificar se os impactos apontados pelos egressos refletem a
finalidade do IFBA conforme previsto na Lei 11.892, art. 6º, inciso I, o qual preconiza
que os institutos federais devem ofertar educação profissional e tecnológica,
formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional com ênfase no
desenvolvimento socioeconômico local (BRASIL, 2008). Optou-se por enveredar
numa avaliação de impacto (COHEN; FRANCO, 2011; DRAIBE, 2001; BAUER,
2010) com características de avaliação centrada nos participantes (WORTHEN;
SANDERS; FITZPATRICK, 2004). Foram levantadas as percepções dos egressos
dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e
Informática do IFBA PS, participantes no período de 2008 a 2013. Os dados foram
coletados através de questionários (QUIVY E CAMPENHOUDT, 1998), os
depoimentos foram organizados e analisados na perspectiva do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE; TEIXEIRA, 2000). Os DSCs revelam que o
egresso considera o IFBA PS uma instituição ofertante de ensino de qualidade, que
contribuiu na orientação vocacional e que colabora nos processos seletivos para
acesso ao ensino superior; destacam, porém que os cursos do IFBA PS não
condizem com arranjos sócio-produtivos e demandas locais, o que dificulta a
inserção do técnico de nível médio em postos de trabalho inerentes à área de
formação. Apontam deficiências nos cursos, especialmente nas disciplinas técnicas,
falhas nas aulas práticas e falta de apoio para a realização de estágio além da falta
de valorização e reconhecimento da relevância da atuação do profissional técnico de
nível médio por parte do empresariado local e atribuem este fato a ausência de
comunicação e interação da escola com a comunidade, evidenciando a falta de
encaixe institucional e a incoerência da política pública ao contexto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23947 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA)
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