Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23947
Tipo: Dissertação
Título: Impacto dos cursos técnicos integrados e subsequentes na vida profissional dos egressos: reflexos do primeiro quinquênio do IFBA – Campus Porto Seguro.
Autor(es): Raykil, Eladyr Boaventura
Autor(es): Raykil, Eladyr Boaventura
Abstract: Avaliar o impacto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na vida profissional dos egressos possibilita conhecer se há lacunas entre o texto e o contexto da política. O IFBA Campus Porto Seguro (IFBA PS) completou em 2013 seu primeiro quinquênio de atuação. Para conhecer os impactos dos cursos na vida profissional dos egressos, efetuou-se este estudo, o qual teve como objetivo geral analisar como os egressos do IFBA PS avaliam o impacto dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e Informática em sua vida profissional. Definiu-se como objetivos específicos: a) identificar evidências de impactos na situação profissional dos egressos, com base na percepção dos mesmos; e b) verificar se os impactos apontados pelos egressos refletem a finalidade do IFBA conforme previsto na Lei 11.892, art. 6º, inciso I, o qual preconiza que os institutos federais devem ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local (BRASIL, 2008). Optou-se por enveredar numa avaliação de impacto (COHEN; FRANCO, 2011; DRAIBE, 2001; BAUER, 2010) com características de avaliação centrada nos participantes (WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004). Foram levantadas as percepções dos egressos dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e Informática do IFBA PS, participantes no período de 2008 a 2013. Os dados foram coletados através de questionários (QUIVY E CAMPENHOUDT, 1998), os depoimentos foram organizados e analisados na perspectiva do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE; TEIXEIRA, 2000). Os DSCs revelam que o egresso considera o IFBA PS uma instituição ofertante de ensino de qualidade, que contribuiu na orientação vocacional e que colabora nos processos seletivos para acesso ao ensino superior; destacam, porém que os cursos do IFBA PS não condizem com arranjos sócio-produtivos e demandas locais, o que dificulta a inserção do técnico de nível médio em postos de trabalho inerentes à área de formação. Apontam deficiências nos cursos, especialmente nas disciplinas técnicas, falhas nas aulas práticas e falta de apoio para a realização de estágio além da falta de valorização e reconhecimento da relevância da atuação do profissional técnico de nível médio por parte do empresariado local e atribuem este fato a ausência de comunicação e interação da escola com a comunidade, evidenciando a falta de encaixe institucional e a incoerência da política pública ao contexto.
Avaliar o impacto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na vida profissional dos egressos possibilita conhecer se há lacunas entre o texto e o contexto da política. O IFBA Campus Porto Seguro (IFBA PS) completou em 2013 seu primeiro quinquênio de atuação. Para conhecer os impactos dos cursos na vida profissional dos egressos, efetuou-se este estudo, o qual teve como objetivo geral analisar como os egressos do IFBA PS avaliam o impacto dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e Informática em sua vida profissional. Definiu-se como objetivos específicos: a) identificar evidências de impactos na situação profissional dos egressos, com base na percepção dos mesmos; e b) verificar se os impactos apontados pelos egressos refletem a finalidade do IFBA conforme previsto na Lei 11.892, art. 6º, inciso I, o qual preconiza que os institutos federais devem ofertar educação profissional e tecnológica, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local (BRASIL, 2008). Optou-se por enveredar numa avaliação de impacto (COHEN; FRANCO, 2011; DRAIBE, 2001; BAUER, 2010) com características de avaliação centrada nos participantes (WORTHEN; SANDERS; FITZPATRICK, 2004). Foram levantadas as percepções dos egressos dos cursos técnicos integrados e subsequentes em Alimentos, Biocombustíveis e Informática do IFBA PS, participantes no período de 2008 a 2013. Os dados foram coletados através de questionários (QUIVY E CAMPENHOUDT, 1998), os depoimentos foram organizados e analisados na perspectiva do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) (LEFÈVRE; LEFÈVRE; TEIXEIRA, 2000). Os DSCs revelam que o egresso considera o IFBA PS uma instituição ofertante de ensino de qualidade, que contribuiu na orientação vocacional e que colabora nos processos seletivos para acesso ao ensino superior; destacam, porém que os cursos do IFBA PS não condizem com arranjos sócio-produtivos e demandas locais, o que dificulta a inserção do técnico de nível médio em postos de trabalho inerentes à área de formação. Apontam deficiências nos cursos, especialmente nas disciplinas técnicas, falhas nas aulas práticas e falta de apoio para a realização de estágio além da falta de valorização e reconhecimento da relevância da atuação do profissional técnico de nível médio por parte do empresariado local e atribuem este fato a ausência de comunicação e interação da escola com a comunidade, evidenciando a falta de encaixe institucional e a incoerência da política pública ao contexto
Palavras-chave: Cursos técnicos
Avaliação
Impacto
Egressos
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NPGA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23947
Data do documento: 10-Ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.